Tipos de licor e suas formas de classificação
O licor é um líquido com sabor adocicado que possui de 15 a 54% de álcool em sua composição. Essa bebida é muito popular ao redor do mundo e pode ser feita com base em diversos ingredientes como cremes, ervas, café, frutas e, até mesmo, flores. Continue a leitura e descubra quais os tipos de licor, como eles podem ser classificados e quais os mais renomados no Brasil e no Mundo, com o Simplifica!
Quais os tipos de licor?
Existem mais de uma forma de classificar os tipos de licor, a seguir vamos apresentar duas delas: em relação ao sabor e à ordem de consumo:
Classificação quanto ao sabor: chocolate, ervas e mais
Os licores podem ser classificados em relação ao tipo de sabor que possuem, confira a seguir os principais e quais suas características:
1. Licores cremosos: suaves e doces
Os licores cremosos são feitos à base de leite ou cremes e possuem maior quantidade de açúcar em suas composições. Esse tipo de licor é ideal para serem consumidos puros, com café ou usados em sobremesas. Entre os licores cremosos mais comuns estão os de chocolate, baunilha e doce de leite.
Alguns exemplos famosos são: Amaretto Cream e Baileys Irish Cream.
2. Licores de ervas: fortes e amargos
Esses licores são produzidos através do processo de infusão de ervas como anis, menta, erva-cidreira e açafrão. São bebidas que possuem sabores mais fortes, amargos e complexos, já que é possível misturar diferentes ervas e especiarias para a obtenção de diferentes aromas.
Licores populares com sabores de ervas são: Benedictine, Chartreuse e Jägermeister.
3. Licores de café: podem ser consumidos quentes ou frios
Os licores de café são mais densos e podem ser consumidos quentes, especialmente no inverno, ou frios acompanhados de gelo. Esse licor é ideal para ser tomado no final das refeições por causa de seu sabor intenso. Alguns licores de café são: Mr. Black Cold Brew Coffee Liqueur, Kahlúa e Illy Issimo Coffee Liqueur.
4. Licores de frutas frescas ou secas: diversas opções de sabores
Existem diferentes licores de frutas que conseguem ser feitos por infusão ou maceração dos frutos. Além disso, seus sabores são variáveis dependendo da safra e tipo de fruta utilizados, podendo ser mais doces, como os de groselha e pêssego, ou cítricos, como os feitos de cascas de laranja e limão. Esses licores podem ser tomados puros ou colocados em drinks para momentos especiais.
Exemplos dessas bebidas são: Chambord, Limoncello e Peach Schnapps.
5. Licores de flores: delicados e sofisticados
Os licores de flores possuem aromas delicados e sofisticados que variam na intensidade de perfume que possuem. O sabor dessas bebidas vem de extratos florais ou flores, como rosa, lavanda, jasmim e sabugueiro. Esses licores podem ser degustados sozinhos, com gelo ou em drinks, de acordo com seu gosto pessoal.
O Rosé Spritze o Elderflower Martini são alguns dos licores de flores encontrados atualmente.
Classificação quanto à ordem de consumo: aperitivos e digestivos
Outra forma de classificar os licores é em relação à ordem em que a bebida será consumida. Os considerados aperitivos são ideais para serem tomados antes das refeições, pois estimulam a vontade de comer. Geralmente possuem sabores refrescantes, secos e amargos.
Já os digestivos são mais adequados para depois das refeições porque, como o próprio nome indica, possuem propriedades que auxiliam na digestão dos alimentos. Seus sabores podem ser frutais, herbais ou de especiarias.
Quais os melhores e mais famosos licores do mundo?
Existem vários licores diferentes disponíveis no mercado, entre os melhores e os mais famosos do mundo estão:
- Bailey’s Irish Cream: licor irlandês de creme com aroma de caramelo, cacau e nozes;
- Jägermeister: bebida alemã produzida com 56 ervas diferentes;
- Fireball: licor canadense feito com whisky e canela;
- Amarula: produzido a partir da fruta africana marula, com toques de caramelo e baunilha.
Quais os licores brasileiros mais renomados?
Separamos cinco licores que receberam premiações em competições internacionais, como London Spirits Competition, World Drinks Awards e Frankfurt International Trophy, e concursos nacionais como Festival de Jabuticaba, confira:
- Grand Arthurium: licor cremoso de doce de leite feito em Minas Gerais;
- Limoncello da Brennstube: produzido em Santa Catarina usando cascas de limões-sicilianos selecionados;
- Arancello: é composto laranjas importadas e também é feito pela Brennstube;
- Licor de Jabuticaba da Sabará e Sabor: com aroma de jabuticabas, esse licor é produzido em Minas Gerais;
- Royal Charlotte: licor feito na Bahia, com sabor de especiarias, mel e cacau.
Bônus: receita do drink mojito de morango
Depois de falar sobre tantos tipos de licor, é provável que você queira uma forma de experimentá-los, por isso, separamos uma receita especial deste drink que leva licor de morango e rum é ideal para os dias quentes, veja como prepará-lo:
Ingredientes
- 60 ml de licor de morango;
- 100 ml de rum branco;
- 180 ml de água com gás;
- 4 morangos médios e maduros;
- Hortelã e gelo a gosto.
Modo de preparo
- Macere os morangos e a hortelã, até formar uma mistura pastosa;
- Adicione o rum e o licor e misture bem;
- Por fim, coloque a água com gás e o gelo.
Os licores tipos de licores podem ser definidos com base nos sabores, em cremosos, herbais, de café, frutais e florais, ou com base na forma em que são consumidos, em aperitivos e digestivos. Agora que você já conhece os tipos e sabores de licor, veja também o conteúdo que preparamos sobre tipos de vinho e saiba quais bebidas escolher para compor sua adega.
Deixe um comentário