Início ❯ Tecnologia ❯ Quando trocar de celular? Sinais de que chegou a hora
É normal apresentar dúvidas sobre qual é o melhor momento para trocar de celular, no entanto, os principais sinais de que a hora de se despedir chegou são quando surgem problemas com a bateria, tempo de carregamento e lentidão ao navegar por aplicativos.
Aparelhos que não recebem mais atualizações do sistema costumam perder desempenho ao longo do tempo, sendo um forte indício de que estão antigos e precisam ser trocados por uma versão mais atual.
Mas outros sinais também podem indicar que o seu smartphone saiu de linha há muito tempo. Continue lendo e saiba quais são todos os sinais de que chegou a hora da sua troca!
1. O celular está muito lento?
Se o seu aparelho demora para abrir o navegador, ou até mesmo a agenda de contatos, é um indício de que o seu modelo está desatualizado. Com o avanço da tecnologia, é normal que alguns celulares tenham uma queda no desempenho, e por isso apostar em aparelhos mais ágeis pode ser uma ótima solução. Fique atento a esses sinais:
- O celular trava ao abrir qualquer aplicativo.
- O aparelho não responde quando uma ação é feita;
- Travamentos ocorrem com frequência;
- Formatar não resolve o problema;
- Expandir a memória ou eliminar arquivos não faz mais diferença.
Neste último caso, mesmo que a limpeza no sistema ocorra constantemente, como desinstalar apps, excluir arquivos grandes ou utilizar cartões de memória, a lentidão continua do mesmo jeito.
Se o seu celular apresenta um ou mais desses sinais, é hora de trocar. Afinal, praticidade hoje em dia é tudo!No eFácil, você pode encontrar diversos modelos de celular com um design elegante, tela imersiva, alto desempenho, câmeras de excelente resolução e bateria duradoura. Além de marcas de ótima qualidade, como a Samsung.
2. A bateria não dura mais como antes
Uma bateria de pouca duração é o melhor indicativo para saber quando trocar de celular, principalmente se você mal tira o aparelho do carregador e 20% se perdem em segundos. Ou seja, além de ser perigoso, prejudica o seu uso, porque te obriga a mantê-lo conectado na tomada constantemente. Outros problemas relacionados são:
- O celular desliga sozinho;
- Quando é reiniciado, perde porcentagem de bateria;
- A recarga leva mais tempo do que deveria;
- O celular somente funciona quando está conectado ao carregador;
- A bateria fica muito inchada;
- O smartphone esquenta com pouco tempo de uso.
3. O celular não suporta mais atualizações
Celulares que não recebem atualizações do sistema estão ultrapassados e podem apresentar problemas, como pouca segurança, baixa velocidade e consumo excessivo de energia. Além desses problemas, existem outros que podem atrapalhar o uso do smartphone, como:
- Dificuldade para encontrar apps compatíveis;
- Alguns apps deixam de funcionar em versões antigas do Android ou IOS;
- O aparelho fica vulnerável aos hackers;
- Lentidão maior que o normal;
Problemas de segurança são perigosos porque deixam o smartphone totalmente vulnerável. Instalar um antivírus pode não resolver o problema, pois sem as atualizações do sistema, o software vai ficar exposto e suscetível às invasões feitas por pessoas mal-intencionadas.
Além disso, a clonagem de celular é um perigo real, permitindo que criminosos acessem seus dados pessoais para aplicar golpes. Se você quer saber se seu aparelho foi clonado, leia nosso conteúdo. Caso você lide com esses problemas, considere adquirir um equipamento novo o mais rápido possível.
4. Danos físicos que afetam o uso
Diversos problemas físicos são aspectos que demonstram a necessidade de trocar o celular. Esses danos podem ocorrer por conta do uso constante ou provocados por quedas, comprometem a utilização do aparelho e atrapalham a sua experiência de uso. Problemas como:
- Tela trincada;
- Carcaça riscada e amassada;
- Danos sérios nas portas de carregamento;
- Danos na parte interna, como peças soltas;
- Botões com mau funcionamento;
- Câmera trincada.
Se for necessário, aposte em modelos mais resistentes, protetores de tela e capinhas para evitar danos físicos ao aparelho. Aqui no eFácil temos uma seleção de películas resistentes para vários modelos de smartphones e outros acessórios, confira!
5. O celular já não atende às suas necessidades
Um celular que não atende mais às necessidades do seu dia a dia também deve ser trocado por um novo, ainda mais se a sua intenção é obter uma câmera mais potente para gravar vídeos ou tirar fotos. Se o modelo atual é mais lento ou não tem espaço suficiente, esses são pontos importantes a considerar, além dos seguintes:
- Câmera de má qualidade;
- Pouco espaço de armazenamento;
- Lentidão constante;
- Design antigo que não te agrada mais;
- Tela com resolução baixa.
Além disso, conforme o celular fica mais velho, é normal ter dificuldade para encontrar capas de proteção. Sabemos como é importante proteger o smartphone contra quedas, porque sem esse cuidado ele pode durar bem menos do que deveria.
Se você gosta de navegar nas redes sociais, adora gravar vídeos, tem muitas fotos salvas, ouve música o tempo todo, mas o aparelho vive te atrapalhando, então a hora ideal de trocar de celular é agora.
O eFácil tem os melhores modelos de celulares e você escolhe o seu de forma simples e segura. Aqui você encontra todas as especificações dos produtos, como tamanho de tela, duração de bateria, velocidade de carga e qualidade das câmeras para te ajudar. Confira quais as melhores marcas de celular e escolha o seu na eFácil!