Caixa de ferramentas: qual é a sua importância e o que você precisa ter nela?

Caixa de ferramentas: qual é a sua importância e o que você precisa ter nela?

Todo mundo, em algum momento, já precisou montar ou fazer pequenos reparos em algum objeto. Mas às vezes, uma tarefa simples como ajustar parafusos, cortar fios de algum eletrodoméstico ou fixar algo em algum lugar, pode se tornar complicada se você não possuir as ferramentas adequadas.

Tendo uma caixa de ferramentas em sua casa, esses pequenos desafios se tornam atividades muito mais simples e rápidas, além de dispensar pedir a ajuda de alguém. Aprenda hoje como ter mais independência e economizar com uma caixa de ferramentas completa.

Caixa de ferramentas: por que são importantes?

Independência

Quando é necessário realizar a manutenção de algum objeto, normalmente é preciso chamar a ajuda de profissionais que sejam capazes de executar a manutenção. Mas em muitos casos, você mesmo pode realizar a tarefa se tiver as ferramentas básicas a sua disposição.

Com elas, você pode consertar, montar ou ajustar tudo o que precisa de forma simples e rápida sem precisar da ajuda de terceiros. Por isso, com a sua própria caixa de ferramentas, você estará pronto para os desafios simples que podem aparecer no seu dia a dia. Afinal, nunca se sabe quando vamos precisar realizar alguma manutenção  e ainda mais se terá alguém disponível para ajudar.

Economia

A outra vantagem também está relacionada à independência que as ferramentas proporcionam. Ao dispensar a ajuda de terceiros, você economiza tempo e dinheiro. Isso porque você pode realizar as tarefas no momento que desejar, sem depender do tempo de alguém e também não precisa gastar com pequenas demandas que você mesmo pode realizar.

Quais itens devo ter na minha caixa de ferramentas?

Confira abaixo as dicas para comprar ferramentas elétricas e ferramentas manuais que são ideais para se ter em casa. 

Chave de Fenda

Ela é indispensável para ter em sua caixa. Uma chave de fenda é muito útil em diversas situações, seja para desmontar ou montar algum objeto, ou até mesmo abrir uma lata de tinta. A dica é optar por chaves que tenham a haste longa, pois isso facilita o seu manuseio e permite maior força para apertar os parafusos.

Chave Philips

A chave philips tem uso semelhante ao da chave de fenda, com o diferencial de melhor encaixe em parafusos com a ponta em forma de “+”. Siga o mesmo conselho: opte por chaves de haste longa.

Alicate Universal

Com diversas funções, o alicate universal vai facilitar sua vida! Com ele, você consegue apertar, cortar fios, segurar objetos, puxar e aplicar pressão com maior facilidade e eficiência. A dica é escolher um modelo que tenha cabo com isolamento de até 1.000V. Ele vai evitar acidentes caso esteja lidando com algum objeto energizado.

Chave inglesa

Para deixar sua maleta de ferramentas completa, a chave inglesa é essencial. Ela é conhecida também como chave ajustável, pois se ajusta a diversos tamanhos, dispensando a necessidade de comprar várias chaves de tamanhos diferentes.

Martelo

A dica é investir no modelo de martelo tipo “unha”, por possuir uma ponta que possibilita a retirada de pregos. Um martelo com cabo de madeira é mais eficiente, pois ele é mais leve e facilita o manuseio da ferramenta. 

Trena

Ideal para calcular distâncias com precisão e para medir o tamanho e distância dos espaços antes de realizar alguma obra,  evitando trabalhos de reajustes.

Furadeira

Útil para fazer furos em madeira ou até em paredes de alvenaria, uma furadeira é um item que deixará sua caixa de ferramentas completa. Além de ser portátil, ela facilita o trabalho manual para realizar furos nos mais diversos materiais.

Achou que ficou faltando algum produto? Comente no nosso blog qual ferramenta você considera indispensável. Confira essas e outras ferramentas no site do eFácil e mãos à obra!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *