Aprenda a rastrear celulares perdidos ou furtados de forma simples
Uma das grandes preocupações de quem tem um celular é perdê-lo, certo? Afinal, eles contêm basicamente todas as nossas informações pessoais, inclusive dados bancários e documentos, e boa parte dos aparelhos atuais possuem um alto valor material.
E, enquanto não podemos evitar 100% a perda ou o furto do dispositivo, existe uma habilidade que serve como a verdadeira carta na manga, caso esse tipo de situação aconteça: saber rastrear o celular! Além de prático, esse conhecimento é a forma mais segura de recuperar seu aparelho, já que o próprio fabricante fornece ferramentas para realizar o rastreio.
Ficou curioso para saber mais? Então se liga neste conteúdo, pois nós, do Simplifica eFácil, vamos te ensinar a rastrear seu celular por meio de diferentes aplicações, feitas pelas melhores marcas de smartphones do mundo. Acompanhe a leitura para ficar por dentro!
Como rastrear um celular Google?
O rastreio dos celulares Google é feito por meio da ferramenta Encontre Meu Dispositivo, disponível em, basicamente, todos os smartphones e tablets da marca. Ela é ativada assim que você faz o login no dispositivo para ativar o sistema Android e se mantém assim, exceto se os dados de fábrica sejam restaurados.
Para encontrar o aparelho perdido, basta acessar esse recurso com sua conta em outro telefone e aguardar alguns segundos. Além de rastrear, esse recurso permite apagar todo o histórico do celular perdido/furtado — uma grande vantagem caso ele caia nas mãos erradas, pois é possível proteger informações sensíveis, como documentos pessoais e dados bancários.
Como rastrear um celular Samsung?
Para rastrear o celular Samsung (qualquer modelo Galaxy) é preciso acessar a aplicação Samsung Find My Mobile em outro dispositivo da mesma marca e realizar o login com sua conta. Além de revelar a localização exata do aparelho perdido/furtado, você pode fazer um backup remoto dos arquivos nele antes de restaurar os dados de fábrica.
Ah, uma grande vantagem dos telefones Samsung é a possibilidade de acessar as últimas ligações feitas pelo aparelho. Caso os telefonemas sejam feitos para números desconhecidos por você, pode ser útil passá-los à polícia na hora de registrar o boletim de ocorrência.
Como rastrear um celular Xiaomi?
No caso da Xiaomi, o rastreio do celular é feito por meio da ferramenta Mi Cloud, acessada da mesma forma que os outros modelos Android (Google e Samsung). Ela também oferece recursos além de encontrar o aparelho perdido, como:
- Exclusão remota dos dados no dispositivo perdido/furtado;
- Emissão de um som, por parte do telefone, assim que o rastreio é ativado;
- Rastreamento do aparelho mesmo se ele for restaurado para as configurações de fábrica, já que a ferramenta está conectada ao dispositivo em si, ao invés de apenas à conta vinculada ao software.
Como rastrear um celular Apple?
É dono de um iPhone e quer saber como rastrear o celular? A boa notícia é que os aparelhos da Apple podem ser encontrados de duas formas, olha só:
1. Rastreio pelo Find My iPhone
A técnica mais clássica para rastrear celulares da Apple é por meio do Find My iPhone, a ferramenta criada pela própria marca. Ela também fica vinculada à sua conta na Apple e pode ser ativada de qualquer dispositivo do mesmo fabricante, incluindo tablets e notebooks.
Além de acessar a localização do telefone em tempo real, você pode fazer ele emitir um alerta, apagar todos os dados e acionar a tela de bloqueio para impedir o acesso das informações nele. Mas o maior diferencial talvez seja a permissão de enviar mensagem para o aparelho perdido, onde você pode deixar um contato para recuperá-lo — só se lembre de não fazer isso no caso de furto, ok?
Ah, um ponto importante aqui é que apenas os dispositivos com iOS 15 ou posterior podem ser rastreados após a restauração dos dados de fábrica. Qualquer celular com software inferior a esse não oferece essa possibilidade.
2. Rastreio do iPhone pelo Google Maps
Caso os aparelhos disponíveis para rastrear seu celular perdido/furtado não sejam da Apple, é possível fazer isso por meio do aplicativo ou site do Google Maps, especialmente de um dispositivo Android. Para isso, seu aparelho desaparecido deve ter esse app instalado e configurado para localização ativada a todo momento, não apenas enquanto você o utiliza.
Se o seu aparelho se enquadra nessa situação, basta acessar o Google Maps, fazer o login com sua conta vinculada ao iPhone perdido e acessar a Linha do Tempo, que mostra o histórico de lugares por onde o dispositivo passou. Fácil, não é?
BÔNUS: dúvidas comuns sobre rastrear celulares
Além das formas clássicas de rastrear o celular, muitos sites e até influencers propagam alternativas, que geram muita confusão sobre o assunto. E, pensando em tirar todas as suas dúvidas, reunimos aqui as respostas para o que, dentre essas possibilidades, é verdade ou não. Olha só:
É possível rastrear um celular pelo número?
É possível, sim, rastrear um celular pelo número. Mas esse tipo de ação não pode ser feito por qualquer pessoa, apenas pela polícia e outras autoridades, perante autorização judicial para alguma investigação criminal mais séria — como sequestro e homicídio. Isso porque existe uma legislação que restringe esse tipo de rastreio para que ele não seja feito por criminosos, por exemplo.
É possível rastrear um celular pelo IMEI?
O International Mobile Equipment Identity (IMEI) é a impressão digital do aparelho telefônico, presente de forma única em cada dispositivo. Infelizmente, não se pode rastrear o celular por meio dele, já que apenas operadoras o podem utilizar para bloquear o dispositivo de ser usado com o chip de outras empresas de telefonia.
Dá para rastrear celulares offline?
Nem todos. É possível rastrear celulares sem sinal e/ou offline das marcas Apple e Samsung, mas os dispositivos Xiaomi e Google ainda não fornecem esse recurso, apesar dos fabricantes já terem sua implementação nos planos para novos aparelhos.
Existem outras aplicações para rastrear um celular?
Existem, sim, aplicações não oficiais para rastrear celulares, como mSpy e Stakeware. Mas essas ferramentas não possuem eficácia, nem ética, assegurada por nenhum fabricante de aparelhos telefônicos, além de contribuírem com o aumento de crimes sérios, como Stalking, que comprometem a segurança e a vida da população.
Na dúvida, o melhor é sempre recorrer aos recursos oficiais das marcas para encontrar seu telefone perdido. Ah, e lembre-se: seja por perda ou furto, é importante registrar um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento do aparelho, ok?
Quanto tempo demora para rastrear um celular?
Boa parte das ferramentas consegue rastrear o celular em questão de segundos, caso ele esteja conectado à internet. Para os smartphones offline, com velocidade de dados reduzida ou sem bateria, essa busca pode demorar um pouco mais.
Você também pode gostar de: Conheça os 7 celulares com as melhores baterias!
O que fazer após encontrar o celular rastreado?
Independentemente de ter sido perda ou furto, o melhor a se fazer após rastrear o celular é contatar as autoridades. Pela sua segurança, não é recomendado buscar o aparelho com a pessoa que o tem, mesmo se ela parecer amigável. Lembre-se que colocar sua vida em risco para recuperar qualquer bem material não vale a pena.
Muito bom saber como rastrear o celular, não é mesmo? Por aqui, a gente vai ficar torcendo para você nunca precisar colocar em prática esse conhecimento, mas, se quiser conhecer mais informações de segurança para o seu dispositivo, aproveite para conferir também nossas dicas de como saber se o smartphone foi clonado — assim, você fica preparado para tudo!
Deixe um comentário