Celular com câmera dupla, devo ter um?
Que os celulares estão cada mais modernos e potentes não é nenhuma novidade. A nova febre do momento são os smartphones com câmera dupla, literalmente com duas câmeras na traseira ou na frontal. Afinal, pra quê serve? Como funciona? Vale a pena? O eFácil simplifica pra você que ainda está na dúvida de apostar ou não nesse novo recurso.
As pessoas querem fotos melhores
Quem imaginaria que poderíamos ter tantas funcionalidades na palma da mão? Da mesma forma que é raro encontrar pessoas que ainda usam o celular apenas para ligações, é raro encontrar alguém que não valoriza uma câmera de qualidade no smartphone. E foi justamente pensando nisso que os smartphones recebem cada vez mais atenção nesse sentido. E as câmeras duplas chegaram com esse objetivo: melhorar a qualidade das fotos.
Afinal, para quê serve um celular com 2 câmeras?
Apesar da função principal das câmeras duplas ser melhorar as imagens, cada fabricante optou por um caminho diferente. Por exemplo: no iPhone 7 e no LG G6, existe a opção dos dois sensores trabalharem juntos, um dedicado a pegar imagens amplas e abertas e o outro com o zoom mais próximo. No iPhone, as duas câmeras também podem trabalhar ao mesmo tempo, criando fotos com desfoque de alto nível. E também, existem versões com duas câmeras frontais, perfeitas para selfies.
Vantagens por toda parte
Como falamos, essa nova tecnologia serve para melhorar a qualidade das fotos. Dando:
-
- Maior profundidade de campo
-
- Zoom óptico mais preciso
-
- Foco mais veloz
- Melhor captação de luz
Basicamente é isso, porém cada fabricante utiliza as câmeras de maneiras específicas. E chegamos a um ponto em que esses recursos são incrementados nos smartphones sem um custo absurdamente alto.
Confira alguns dos lançamentos que você pode encontrar no www.efacil.com.br 😉
- MOTO G5S Plus
Como funciona: São duas câmeras de 13 megapixels no Moto G5S Plus, uma lente é tradicional e a outra é grande angular, que basicamente detecta mais elementos da cena. Assim como no iPhone, ele também trabalha com foco seletivo, deixando parte da foto em desfoque. Mas o destaque fica para a melhoria nas fotos em locais com pouca luz. Basicamente, enquanto uma lente usa o sensor monocromático (preto e branco), a outra captura as cores da imagens. Quando essas duas imagens são processadas juntas, a qualidade fica incrível.
- ZENFONE 4
A Asus apostou em diferentes versões no ZenFone 4.
ZenFone 4: A versão básica possui 2 câmeras na traseira (sendo uma com 12MP e a outra com 8MP grande angular) e 1 câmera frontal com 8MP. A funcionalidade é a mesma do Moto G5S, mas também possui Detecção de Fase Avançada Dual-Pixel, a mesma técnica usada em câmeras profissionais DSRL, que é capaz de focar automaticamente em 0,03 segundos.
ZenFone 4 Selfie: Na versão Selfie, a câmera dupla foi para a frontal, sendo uma de 20MP e a outra de 8MP grande angular, na traseira a câmera tem 16MP. Além de uma resolução melhor que a versão básica, ele também traz Flash LED Softligh.
ZenFone 4 Max: Na versão Max, a traseira é dupla com 13MP + 5MP grande angular e câmera frontal é de 8MP com flash. Aqui o foco foi pra bateria, que é de 5.000mAh e tem pode ser totalmente carregada em cerca de 4 horas.
- LG G6
As duas câmeras traseiras do G6 possuem 13MP sendo uma com grande angular. Elas funcionam separadamente ou simultaneamente, mas o destaque fica nas funções de ajustes, com opções de controle de áudio para vídeo e ajustes como ISO, temperatura de cor e outros.
- Moto X4
É o último lançamento do mercado. Conta com sensor duplo na traseira, um com 12 MP e abertura de lente f/2.0, e outro com 8 MP e lente grande angular de 120º com abertura f/2.2. A câmera frontal tem 16 MP e permite selfies panorâmicas, além do recurso de realidade aumentada.
Mas, vale a pena?
Um usuário comum gosta de ter em mãos uma boa câmera para registrar momentos, por isso vale a pena investir em algo assim. Se você está pensando em trocar de celular, avalie as marcas e recursos de cada um e veja qual se encaixa mais nas suas necessidades e no seu bolso. 🙂
Deixe seu comentário