Celular com câmera dupla, devo ter um?

Que os celulares estão cada mais modernos e potentes não é nenhuma novidade. A nova febre do momento são os smartphones com câmera dupla, literalmente com duas câmeras na traseira ou na frontal. Afinal, pra quê serve? Como funciona? Vale a pena? O eFácil simplifica pra você que ainda está na dúvida de apostar ou não nesse novo recurso.

E celular a prova d’água? Vale a pena?

As pessoas querem fotos melhores

Quem imaginaria que poderíamos ter tantas funcionalidades na palma da mão? Da mesma forma que é raro encontrar pessoas que ainda usam o celular apenas para ligações, é raro encontrar alguém que não valoriza uma câmera de qualidade no smartphone. E foi justamente pensando nisso que os smartphones recebem cada vez mais atenção nesse sentido. E as câmeras duplas chegaram com esse objetivo: melhorar a qualidade das fotos.

Afinal, para quê serve um celular com 2 câmeras?

Apesar da função principal das câmeras duplas ser melhorar as imagens, cada fabricante optou por um caminho diferente. Por exemplo: no iPhone 7 e no LG G6, existe a opção dos dois sensores trabalharem juntos, um dedicado a pegar imagens amplas e abertas e o outro com o zoom mais próximo. No iPhone, as duas câmeras também podem trabalhar ao mesmo tempo, criando fotos com desfoque de alto nível. E também, existem versões com duas câmeras frontais, perfeitas para selfies.

Vantagens por toda parte

Como falamos, essa nova tecnologia serve  para melhorar a qualidade das fotos. Dando:

  • Maior profundidade de campo
  • Zoom óptico mais preciso
  • Foco mais veloz
  • Melhor captação de luz

Basicamente é isso, porém cada fabricante utiliza as câmeras de maneiras específicas. E chegamos a um ponto em que esses recursos são incrementados nos smartphones sem um custo absurdamente alto.

Para que serve um celular com 2 câmeras?

Confira alguns dos lançamentos que você pode encontrar no www.efacil.com.br 😉

Como funciona: São duas câmeras de 13 megapixels no Moto G5S Plus, uma lente é tradicional e a outra é grande angular, que basicamente detecta mais elementos da cena. Assim como no iPhone, ele também trabalha com foco seletivo, deixando parte da foto em desfoque. Mas o destaque fica para a melhoria nas fotos em locais com pouca luz. Basicamente, enquanto uma lente usa o sensor monocromático (preto e branco), a outra captura as cores da imagens. Quando essas duas imagens são processadas juntas, a qualidade fica incrível.

A Asus apostou em diferentes versões no ZenFone 4.
ZenFone 4: A versão básica possui 2 câmeras na traseira (sendo uma com 12MP e a outra com 8MP grande angular) e 1 câmera frontal com 8MP. A funcionalidade é a mesma do Moto G5S, mas também possui Detecção de Fase Avançada Dual-Pixel, a mesma técnica usada em câmeras profissionais DSRL, que é capaz de focar automaticamente em 0,03 segundos.
ZenFone 4 Selfie: Na versão Selfie, a câmera dupla foi para a frontal, sendo uma de 20MP e a outra de 8MP grande angular, na traseira a câmera tem 16MP. Além de uma resolução melhor que a versão básica, ele também traz Flash LED Softligh.
ZenFone 4 Max: Na versão Max, a traseira é dupla com 13MP + 5MP grande angular e câmera frontal é de 8MP com flash. Aqui o foco foi pra bateria, que é de 5.000mAh e tem pode ser totalmente carregada em cerca de 4 horas.

As duas câmeras traseiras do G6 possuem 13MP sendo uma com grande angular. Elas funcionam separadamente ou simultaneamente, mas o destaque fica nas funções de ajustes, com opções de controle de áudio para vídeo e ajustes como ISO, temperatura de cor e outros.

É o último lançamento do mercado. Conta com sensor duplo na traseira, um com 12 MP e abertura de lente f/2.0, e outro com 8 MP e lente grande angular de 120º com abertura f/2.2. A câmera frontal tem 16 MP e permite selfies panorâmicas, além do recurso de realidade aumentada.

Mas, vale a pena?

Um usuário comum gosta de ter em mãos uma boa câmera para registrar momentos, por isso vale a pena investir em algo assim. Se você está pensando em trocar de celular, avalie as marcas e recursos de cada um e veja qual se encaixa mais nas suas necessidades e no seu bolso. 🙂

 

Deixe seu comentário