Celular a prova d’água vale a pena?

Os smartphones a prova d’água viraram febre. Hoje existem centenas de aparelhos com essa proteção e eles são bastante úteis em inúmeras situações. Uma pesquisa feita por uma  fabricante de películas para celulares, detectou que 1/3 dos danos causados nos aparelhos são pela água.

Para aqueles que são mais distraídos, tem pouca sorte ou não gostam de ficar se preocupando essa é uma boa opção para não perder seu celular por nada. Para quem ama tirar foto também, fazer fotografias em baixo d’água é a nova moda do momento.

-> Confira: Como escolher uma boa câmera de celular

Vale a pena?

Um celular a prova d’água pode facilitar a vida de muita gente, mas será que eles realmente valem a pena? Bom, responder essa pergunta, depende do modelo é claro. Mas vamos tentar explicar da forma mais genérica possível.

Com a chegada de vários aparelhos a prova d’água, foi criado o IP (Ingress Protection) que é o grau de tolerância que um smartphone suporta na submersão.

IP 67 – Profundidade 1m por 30min

IP 68 – Profundidade 1m30 por 30min

A sedação de vários modelos são realmente muito boas, e os celulares que tem uma dessas certificações IP é seguro permanecer embaixo d’água.

Porém, encontramos um problema de usabilidade. O toque touch da tela é transmitido por eletricidade. Debaixo da água essa condição elétrica não acontece facilmente, fazendo com que seja bastante difícil utilizar o celular a prova d’água.

Outro problema é com o sinal Wireless. As ondas eletromagnéticas do wi-fi são anuladas pela água, pois ela absorve o sinal não deixando chegar até o aparelho. Ou seja, nada de internet na piscina.

Conclusão:

Os celulares são bastante úteis sim, principalmente para evitar acidentes, tirar fotos legais debaixo d’água. Mas utilizar o smartphone submerso é algo bem complicado. Se você quer se ver livre de preocupações vale a pena o investimento.

IMPORTANTE: Antes de comprar, verifique todas as informações sobre a resistência de um celular a prova d’água quando o aparelho entra em contato com a água.

Gostou? Simplifica com eFácil e compre agora seu smartphone 

Deixe seu comentário