Simplifica eFácil

Como duplicar ou estender a tela de seu PC e/ou notebook!

monitor de computador transmitindo gráficos

O uso de dois monitores é algo bastante comum atualmente por quem trabalha com edição de vídeo, programação e até mesmo entre os jogadores que gostam de ter seu campo de visão ampliado para melhorar ainda mais a sua jogabilidade. E essas duas telas podem ser usada tanto no computador quanto em um notebook, ambos com o Windows instalado.

E olhando de fora, esses dois monitores até podem parecer algo de outro mundo, muitas vezes exclusivo apenas a poucas pessoas e atividades. Mas não se engane, esse tipo de otimização pode ser feito por qualquer indivíduo que queira melhorar seu trabalho ou hobby, adicionando mais funcionalidades e oferecendo mais conforto em qualquer que seja a atividade.

E se você tem vontade de ampliar seu trabalho e ter novas possibilidades de execução em tarefas digitais, o blog Simplifica do eFácil traz algumas dicas super fáceis de como estender e como duplicar a tela do PC ou notebook. Confira mais!

Como fazer para conectar outro monitor ao PC ou notebook?

A versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, apresenta em suas configurações maneiras super simples de ajustar seu PC ou notebook para suportar uma tela a mais. No caso dos PCs, dependendo do tipo de placa de vídeo usada, o sistema consegue suportar de duas até quatro telas sem a necessidade de softwares de terceiros.

Em geral, as placas de vídeo mais comuns apresentam duas saídas de vídeo, tanto em micros de mesa quando os portáteis, permitindo facilmente, e sem a necessidade de qualquer tipo de adaptação, o ajuste e uso de um segundo monitor.

Sabendo de tudo isso, tudo o que você precisa fazer é:

Passo 01

Veja nas saídas da placa de vídeo do PC quais são as suas conexões e observe qual é a saída certa para o monitor que será usado identificando se são HDMI, VGA ou DVI. O cabo do monitor que será usado para essa conexão deverá ser compatível com pelo menos um tipo de saída indicado na placa.

Passo 02

Com ambos os aparelhos ligados e em funcionamento, conecte o cabo do monitor na saída indicada e espere que o PC ou note identifique essa conexão e mostre alguma imagem nas telas. Quando isso ocorrer, significa que tudo está funcionando perfeitamente.

Passo 03

Vá até a página de configurações do seu micro e faça os ajustes necessários para que sua tela ofereça extensão ou duplicação de imagem.

Como configurar o PC ou notebook para ter duas telas?

Um dos processos que mais assusta a galera são as configurações que o micro necessita para que as duas telas funcionem do jeito ideal que o usuário prefira. Mas, apesar de parecer algo super complicado, é um processo muito simples, fácil e rápido.

Com isso em mente, tudo o que você precisa fazer é:

  1. Conecte todos os cabos em suas respectivas saídas e espere o PC/Note identificar o dispositivo.
  2. Clique nas teclas Win + P (tecla de menu do Windows mais a letra P, ambas no teclado). Nas opções de projeção do Windows você poderá escolher entre as opções “estender” ou “duplicar”;
  3. Caso a escolha tenha sido por duplicar a tela, você e seu micro estão prontos para ser usados. Escolha a opção “estender” , aperte o botão direito do mouse clicando na área de trabalho e escolha a opção “configurações de exibição”;
  4. Uma página chamada “tela” aparecerá para e nela haverá uma ilustração representando dois monitores. Clique no botão “identificar” e selecione qual será o monitor primário e secundário utilizando os números 1 e 2 indicados;
  5. Para ajustar a melhor posição de cada monitor, selecione uma das ilustrações e arraste-a para o lado que você preferir. Isso não altera qual é o monitor primário ou secundário, apenas qual a posição em que o mouse irá partir quando for usado.
  6. Aproveite essa página e escolha também a melhor resolução para sua tela secundária. Escolha uma resolução que seja relativa a capacidade do monitor usado e com a melhor distribuição de pixels em todo o monitor ou até mesmo a resolução mais alta.
  7. Outra opção muito útil é a “orientação da tela”. Nela, você poderá definir se seu monitor ficará em posição de “paisagem” (deitado) ou em posição de “retrato” (em pé).

Por que usar um segundo monitor?

Essa é uma opção interessante para muitas atividades diferentes, já que ter dois monitores posicionados sobre a mesa pode ajudar muito a ampliar o campo de visão do micro.

Para quem trabalha com pesquisa de informação, ter uma segunda tela ajuda muito a consultar diferentes arquivos sem precisar ficar fechando e abrindo janelas diferentes e até mesmo para o preenchimento de planilhas com dados de arquivos recebidos.

Para quem não tem um PC e quer transformar seu notebook em um desktop, o uso de uma segunda tela também ajuda muito. Como a tela do notebook é pequena e em posição mais baixa, ter uma opção extra de exibição acaba sendo um ótimo benefício, melhorando a visualização de arquivos e trazendo até mesmo uma melhora considerável na postura.

Em casos de streamers, com dois monitores é possível jogar e, ao mesmo tempo, acompanhar os chats e comandos da transmissão. Em casos de jogadores comuns, é possível ampliar a tela de jogo para ganhar maior vantagem na jogabilidade.

Para quem tem um apenas notebook para assistir séries e filmes, ter duas telas é uma opção muito melhor de conforto e de resolução. Com isso é possível ter imagens e áudios de melhor qualidade, fazendo com que a experiência seja efetivamente melhor.

Simplifica eFácil: dicas e informações que você procura e precisa!

Viu como é simples ampliar sua experiência de imagem com o uso de um segundo monitor em seu PC ou notebook? E agora que você já sabe como duplicar e estender a sua tela, é só organizar seus ícones e programas por toda a área de trabalho de seu micro e otimizar ainda mais todas as suas atividades, sejam elas de trabalho ou lazer.

Aproveite também para conhecer diversas outras dicas sensacionais aqui no blog Simplifica do eFácil com textos novos e um assunto mais interessante que o outro toda semana.

Obrigado pela sua leitura e companhia e nos vemos na próxima!

Sair da versão mobile