Como instalar antena digital

O sinal analógico está com os dias contados no Brasil. Por isso, garanta que você esteja recebendo o sinal digital e instale uma antena própria em casa. Confira:

Com as mudanças no sinal de televisão, que deixará de ser analógico e passará a ser digital, muitas dúvidas surgem nas cabeças das pessoas sobre como será essa transição. Perguntas como “precisarei trocar de televisor” ou “como instalar antena digital” já são comuns hoje.

Até 2018 o sinal analógico deverá deixar de existir no Brasil, pelo menos isso é o que deseja o governo federal. Porém isso não significa que do dia para a noite o sinal analógico simplesmente irá sumir. A transição para o sinal digital está sendo feita gradativamente, cidade por cidade. Você pode consultar no site da tv digital brasileira se a sua cidade já possui a cobertura do sinal.

Como receber o sinal digital?

Para receber esse tipo de sinal é necessário conferir se sua televisão já é compatível com ele. A maior parte dos televisores fabricados depois de 2010 já possuem nativamente a capacidade de captar o sinal digital.

Porém, para os aparelhos mais antigos ainda há a saída de utilizar um conversosr digital ligado a uma antena UHF.

Mas, se você optar pelo conversor, como instalar a antena digital?

Como instalar antena digital e conversor

Por antena digital entenda uma antena UHF conectada a um conversor digital. Sua instalação é simples. Ligue o conversor nas entradas RCA, representadas pelas cores vermelha, amarela e branca. Por fim, conecte a saída da antena UHF no conversor e pronto, você poderá já contar com o sinal digital na sua residência.

Vale lembrar que existem dois tipos de antena: as internas e as externas. As antenas internas possuem um sinal mais fraco do que as externas, mas não precisam de muito para serem instaladas. Já uma antena externa tem um poder maior de captação do sinal, porém sua instalação é mais complicada e é mais recomendável que você procure a assistência de um profissional.

Sua cidade já possui sinal digital? As dicas de como instalar a antena digital ajudaram? Comente!

Deixe seu comentário