Você não precisa formatar seu Windows 10! Entenda por quê

O lançamento do novo sistema operacional da Microsoft trouxe novidades. Uma delas é a possibilidade de restaurar seu PC sem precisar formar o Windows 10

A chegada do novo sistema operacional da Microsoft trouxe, entre muitas melhorias, uma que se tornou (talvez) a melhor de todas as notícias: não será necessário formatar o Windows 10 em computadores e notebooks. Isso porque a nova versão trouxe consigo um sistema de recuperação e reinicialização melhorado, que oferece duas opções ao usuário:

Restaurar e manter os arquivos

Recomendada para os casos em que o computador não funciona bem, essa opção protege os arquivos que estão na máquina, sem que seja necessário perder o que está instalado.

Ao ativar essa função, o Windows retorna ao chamado Ponto de Restauração do Sistema, criado regularmente pelo próprio Windows, que salva informações do sistema como documentos, fotos e e-mails. Mas, atenção, essa funcionalidade não é um backup. Caso um arquivo tenha sido apagado ou danificado, não é possível recuperá-lo com a Restauração.

Restaurar configurações de fábrica

Neste caso, é possível resetar a máquina, removendo os arquivos pessoais, aplicativos e drivers instalados, para as configurações de fábrica e obter uma instalação limpa do Windows 10.

Passo a passo

Fonte: Optclean

Fonte: Optclean

Digite “restaurar” na barra de busca, selecione Restaurar o PC e clique em Recuperar. Em seguida, clique em Introdução. Você será direcionado para uma tela com três opções: manter meus arquivos, remover tudo e restaurar configurações de fábrica.

Caso seu computador não esteja tão crítico, a primeira é a mais recomendada. Do contrário, a terceira é a melhor opção.

Fonte: Optclean

Fonte: Optclean

Estranhou o fato de não citarmos a opção 2? Simples. Neste caso, você zera por completo o seu computador e é preciso possuir uma licença e criar um suporte de instalação antes de instalar o Windows 10 novamente. Mas, repetimos, esse é um procedimento que você deverá tentar somente em último caso.

Comente!

Deixe seu comentário