Como escolher o melhor processador para seu PC ou Notebook

Aprenda as diferenças entre os tipos de processador e como escolher o melhor

Você já deve ter reparado que uma das características mais divulgadas nos PCs e notebooks é o processador. Isso não é a toa, já que ele é praticamente o cérebro da máquina. Resumindo as funções do processador em uma frase, é ele o responsável pelas tomadas de decisão do computador, gerenciando os recursos disponíveis em sua memória.

Mas, você sabe como escolher o melhor processador para o seu computador? Não? Então confira:

E como escolher o melhor processador?

A tecnologia envolvida nos processadores é muito complexa e frequentemente as grandes empresas do ramo ampliam seu portfólio de produtos. Por essa razão, vale atentar que a geração mais recente do processador é um bom indicativo de sua qualidade.

A maior parte dos notebooks no mercado brasileiro utiliza os processadores da Intel. Dessa companhia, os melhores processadores, ou os mais atualizados, são o i3, i5 e i7. Como seus números indicam, essa é a ordem de potencia de cada processador. O i3 é um processador mais básico, que cumpre bem tarefas mais simples, mais comum em notebooks bons e baratos. O i5 já possui uma capacidade melhor de lidar com multitarefa, vídeos e alguns jogos. O i7 é o top de linha, entregando um bom desempenho e velocidade para a máquina.

Vale lembrar que também exstem muitos notebooks no mercado com chipset da AMD. No geral, eles não têm o mesmo desempenho que aqueles da Intel, mas podem executar tarefas básicas sem grandes problemas, assim como um i3 ou mesmo um i5, dependendo do modelo e geração.

Quando você foi escolher seu notebook, a capacidade dos processadores influenciou sua escolha? Comente!

Deixe seu comentário