O que é uma Smart TV? A gente te explica!
Se tem um tipo de televisor que desperta curiosidade e virou objeto de desejo de muita gente mundo afora é a Smart TV. Mas não por menos: disponível em diversas polegadas, marcas e designs, ela nos permite acessar, basicamente, todas as maravilhas que o mundo digital oferece do conforto do nosso sofá.
E é justamente por todas as suas possibilidades que nós, do Simplifica eFácil, decidimos fazer um raio-x completo sobre esse televisor. Neste post, você vai descobrir o que é uma Smart TV, como ela funciona e suas vantagens quanto a outros tipos de aparelhos do mercado. Acompanhe a leitura para saber de tudo!
Afinal, o que é uma Smart TV?
De forma simples, a Smart TV é um aparelho inteligente, tanto em suas funções básicas quanto aos recursos extras que oferece. O grande diferencial desse dispositivo é o acesso à internet, seja por meio de cabos ou Wi-Fi do seu aparelho de rede wireless.
Com essa tecnologia, é possível acessar aplicativos, como plataformas de streaming, redes sociais e até chamadas de vídeo, além de fotos, vídeos e documentos, quando emparelhada com algum outro dispositivo, como seu smartphone. Legal, né?
Como a Smart TV funciona?
O funcionamento da Smart TV é quase como o do sistema de um computador. Para ativar suas funções, o primeiro passo é acessar as configurações com a ajuda do controle remoto e permitir o acesso à internet.
Em seguida, basta clicar no botão de sua página inicial e banners das aplicações já existentes em seu sistema vão aparecer, assim como o acesso à loja de aplicativos onde você pode baixar basicamente o que quiser.
Além da homepage, a maioria dos modelos atuais oferece um menu com outras funções, desde acesso a arquivos até gravação de programações ao vivo — a chance perfeita de nunca mais perder episódios da sua série preferida ou aquele jogo do seu time do coração!
Precisa de antena para usar Smart TV?
Tudo depende do tipo de conteúdo que você deseja acessar na sua Smart TV. Netflix, Amazon Prime, YouTube e outras plataformas de streaming que dependem, exclusivamente, do acesso à internet não exigem o uso de nenhuma antena.
Agora, se a ideia é assistir aos canais de TV aberta, é preciso conectar seu aparelho a uma antena digital, que pode ser externa ou já parte do sistema do próprio televisor. Nesse segundo caso, a configuração do televisor inteligente é essencial e pode ser feita pelo mesmo menu que o conecta ao Wi-Fi.
Qual a diferença entre Smart TV, HD e LED?
Muita gente confunde a Smart TV com os demais termos que seguem os diferentes modelos de televisores por aí, como HD, LED, OLED e NanoCell. Enquanto o modelo inteligente se refere aos recursos que seu sistema oferece, os demais termos têm relação com a resolução de imagem — e a gente te explica cada um deles aqui, olha:
- TVs HD: com quase 1 milhão de pixels, é classificada como uma tecnologia de alta definição;
- TVs Full HD: chega a ultrapassar os 2 milhões de pixels, garantindo uma resolução mais otimizada do que o modelo anterior;
- TVs Ultra HD: detalhes nítidos e resolução de imagens excelente;
- TVs LED: possui um sistema de iluminação LED ao invés das lâmpadas fluorescentes, garantindo uma imagem muito mais nítida;
- TVs 4K, 8K e 10K: possuem, respectivamente, 4, 8 e 10 vezes mais definição que o modelo Full HD;
- TVs QLED: melhor desempenho das cores, com qualidade cinematográfica e imersiva;
- TVs OLED: modelo premium com tons de preto melhor definidos, contrastes vívidos e ângulos mais abertos;
- TVs NanoCell: combina nanopartículas de cristais líquidos que filtram as cores, garantindo melhor resolução e ângulo de visão aos televisores LCD.
Como se tratam de tecnologias complementares, não é preciso abrir mão da boa resolução de imagem ao escolher um televisor Smart. Na verdade, considerando os modelos atuais, é muito mais fácil encontrar opções de alta definição do que de baixas.
Ah, mas não se esqueça: mesmo com a melhor das tecnologias, o tamanho da tela interfere (e muito!) na qualidade da imagem. O melhor é sempre ler avaliações dos aparelhos que chamaram a sua atenção para decidir qual melhor atende às suas expectativas quanto a qualquer função, ok?
Smart TV ou Chromecast: qual é melhor?
A escolha entre uma Smart TV ou Chromecast depende, já que, como o segundo é um aparelho que se conecta ao televisor para dá-lo acesso à internet, ambos têm a mesma função. No geral, cada modelo funciona para uma das duas seguintes situações:
- Caso já tenha um bom televisor, que não é Smart, investir no Chromecast pode ser uma alternativa mais econômica;
- Caso já venha querendo renovar sua sala de estar com uma nova TV, investir um pouquinho mais num modelo Smart acaba sendo uma decisão muito mais assertiva.
Vale a pena investir em uma Smart TV?
Considerando todos os recursos que a Smart TV oferece, podemos dizer que vale a pena, sim, investir em uma para realçar ainda mais a mobília e decoração da sala de estar. Até porque, nesse mundo cada vez mais conectado no qual vivemos, nada mais justo do que contarmos com dispositivos que nos deixem antenados a tudo e todos que amamos com a maior praticidade possível.
Decidiu comprar um desses aparelhos, mas não sabe qual é mais compatível com suas necessidades? Então, aproveite que agora você sabe tudo sobre eles e conheça os melhores modelos de Smart TV do mercado para fazer a compra certa!
Comentários (1)
[…] Smart TV é uma expressão usada para definir uma televisão inteligente. Ela é considerada a evolução da […]