Limpando ventiladores e aparelhos de ar condicionado

Limpando ventiladores e aparelhos de ar condicionado

Aproveite os períodos mais frios para limpar seus ventiladores e aparelhos de ar condicionado, deixando tudo pronto para o verão

É quase impossível pensar em um dia de verão no Brasil sem logo desejar um bom ventilador ou aparelho de ar condicionado, não é? Em casa, no trabalho e até no carro, esses eletrodomésticos nos ajudam a afugentar o calor excessivo e a manter o clima do ambiente mais ameno.

Mas, o que muitas vezes esquecemos é que eles também precisam de manutenção regular, além de uma boa limpeza de vez em quando, principalmente no inverno, período em que são menos utilizados. Afinal, um aparelho sujo consome mais energia e reduz a qualidade do ar no ambiente. E é ai que surge a dúvida: como limpar e manter meus equipamentos de ar sempre em ordem? Calma, a gente te explica. 😉

Limpando seu ventilador

Durante o verão, são eles que mais trabalham. Por serem utilizados praticamente todos os dias, os ventiladores acumulam muita poeira. Dependendo do ambiente em que são utilizados, podemos encontrar ácaros, cabelos e pelos em suas hélices e grades, o que coloca a saúde de todos nós em risco.

Felizmente, esse problema é simples de resolver. Em tese, deveríamos limpar os ventiladores ao menos uma vez por semana, nos períodos mais quentes e de maior utilização. Porém, se a limpeza for feita uma vez ao mês já é suficiente.

Se você possui um ventilador de teto, desligue e utilize o aspirador de pó ou um espanador para tirar todo o pó. Com um pano úmido, limpe todas as superfícies e deixe secar.

Para facilitar a limpeza, sempre mantenha o ventilador de teto coberto quando não estiver utilizando
Para facilitar a limpeza, sempre mantenha o ventilador de teto coberto quando não estiver utilizando

Para o caso dos ventiladores de pé ou de mesa, com o aparelho desligado da tomada, comece desconectando a grade de segurança que protege as hélices. Na maioria dos modelos esse processo é bem simples, mas, se precisar de uma forcinha, consulte o manual do equipamento.

Com a ajuda de um aspirador de pó (preferencialmente um aspirador de mão), retire toda a poeira e sujeira da grade, das hélices e da parte de trás do seu ventilador, inclusive a grade traseira. Se não tiver um aspirador de pó disponível, use um espanador ou escova macia, cuidando de todos os cantinhos.

Prefira realizar a limpeza em dias com sol, mesmo no inverno
Prefira realizar a limpeza em dias com sol, mesmo no inverno

Após esse processo, lave a grade de proteção frontal, aquela que você desconectou antes, com água e uma esponja macia. Utilize sabão neutro ou sabão de coco. Se o material estiver muito sujo, deixe-o de molho em uma solução de bicarbonato de sódio e água morna (1lt de água para 1 colher de sobremesa rasa de bicarbonato) por 15 minutos. Em seguida, seque ao sol ou com um pano bem macio.

Limpe a parte das hélices e da grade traseira com a ajuda de um pano úmido e algum produto de limpeza desengordurante, assim como a base e os pés. Fique atento a todas as superfícies, evitando molhar o motor.

Em seguida, use um pano macio para secar tudo e monte novamente o aparelho.

ATENÇÃO: não utilize nenhum produto abrasivo, pois pode danificar o produto.

Limpando seu aparelho de ar condicionado

A limpeza do ar condicionado não é diferente e deve ser feita a cada 2 meses
A limpeza do ar condicionado não é diferente e deve ser feita a cada 2 meses

Comece desligando o aparelho completamente, inclusive tirando o plug da tomada. Tanto os aparelhos de parede ou janela, como os portáteis, possuem um painel frontal que protege os filtros e as paredes internas. Retire esse painel e lave com água morna e sabão neutro, deixando secar bem. Agora é a vez do filtro. Retire-o do aparelho e aspire todo o pó. Se preferir, lave como feito anteriormente e deixe secar ao sol.

Fazendo assim você garante o bom funcionamento sem correr riscos. Em caso de dúvidas, consulte o manual.

Cuidados a mais

É importante lembrar que não é só a limpeza que mantem seus aparelhos em perfeito estado, mas a manutenção também. Colocar óleo no motor e no sistema giratório das hélices do seu ventilador, ao menos três vezes no ano, evita muitos problemas. Duas gotinhas resolvem.

Para limpezas mais profundas e completas, considere chamar a assistência técnica do aparelho ou a um serviço autorizado
Para limpezas mais profundas e completas, considere chamar a assistência técnica do aparelho ou a um serviço autorizado

Atente-se a barulhos estranhos ou falha no funcionamento. Isso pode indicar uma folga no parafuso que mantém as pás no lugar, no motor ou até mesmo na estrutura do ventilador. Esteja pronto para apertar um parafuso aqui e ali.

Quando não estiver utilizando, proteja seu ventilador ou ar condicionado com uma capa ou embale com plástico, deixando-os em um local seguro e evitando o pó ou a água. Isso fará com que seu aparelho esteja pronto para ser utilizado sempre que for necessário.

Seguindo essas dicas, você garante a vida útil dos seus aparelhos, além de ter um verão bem mais fresquinho. 🙂


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.