Quando começa a Black Friday? Datas e como se preparar!
Black Friday: início, duração e como aproveitar
Você já ouviu falar sobre a Black Friday, mas tem dúvidas de quando ela começa? Hoje, nós, do Simplifica, vamos te falar a data do evento, como ele surgiu e qual o melhor dia e horário para fazer suas compras. Incluímos ainda informações sobre os descontos oferecidos e como se preparar para a Black Friday.
Quando começa a Black Friday?
A Black Friday começa na última sexta-feira do mês de novembro. De maneira geral, o evento de descontos em diferentes setores do comércio dura 24 horas, iniciando-se na virada de quinta para sexta. Ainda que esse seja o período oficial, algumas lojas podem escolher iniciar as promoções dias ou semanas antes da data definida e/ou até manter os descontos por um tempo maior, durante todo o mês de novembro, como no site do eFácil.
Como surgiu a Black Friday?
Existem algumas especulações sobre o surgimento da Black Friday e não se sabe ao certo qual delas originou o evento como conhecemos hoje. A primeira delas envolve um caso de tentativa de obter controle ilegal do comércio de ouro dos Estados Unidos. O caso aconteceu em 1869 e fracassou devido à ação do presidente da época, que fez com que o valor do produto caísse, gerando o que foi chamado de “Sexta-feira Negra”, tradução de “Black Friday”.
Se aproximando mais dos dias atuais, há também a teoria de que o termo tenha sido originado nos anos 1950, quando foi notado que muitos funcionários estariam alegando doenças logo depois do feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro. A suposição é de que as pessoas só queriam emendar o feriado dizendo que estavam se sentindo mal. Diante disso, uma revista americana relacionou esse dia à Peste Negra, batizando-o de “Sexta-feira Negra”.
Mais tarde, em 1960, aconteceu outro caso, quando as ruas da Filadélfia ficaram superlotadas, fazendo com que os policiais tivessem que trabalhar durante mais tempo. A hipótese é que esses trabalhadores cansados teriam apelidado o dia caótico de “Black Friday”.
A última teoria é que, por causa das compras de Natal, o final de novembro teria um aumento de compras, o que levaria as lojas a saírem do vermelho nessa época do ano. Seja qual for a origem real do termo, o fato é que a Black Friday se tornou um evento famoso por seus descontos atualmente.
Qual o melhor dia e horário para comprar na Black Friday?
O melhor dia e horário para comprar nesse evento costuma ser na madrugada de quinta para sexta-feira. Isso porque os descontos acabaram de ser liberados e os estoques ainda estão cheios, de modo que é mais fácil conseguir os itens antes que se esgotem.
Porém, o momento ideal pode variar de acordo com o tipo de promoção adotado por cada comércio, já que algumas lojas liberam os descontos em horários espaçados ao longo do dia todo. Nesse caso, a melhor hora de comprar será quando os produtos de seu interesse estiverem mais baratos.
Quanto costuma ser o desconto na Black Friday?
Cada loja define as próprias porcentagens de descontos que irá oferecer durante a Black Friday. Eles também se alteram dependendo de fatores como tipo de produto, marca e ano de fabricação. Aqui no eFácil, em 2024, você vai encontrar itens que chegam a estar com 80% de desconto, em departamentos como eletrodomésticos, climatização e muito mais!
Como se preparar para comprar na Black Friday?
Quer fazer uma boa compra na Black Friday para garantir que você aproveitará o evento? Então, vem conferir as sete dicas que separamos para você se preparar para comprar aquilo de que precisa com segurança, tranquilidade, economizando muito durante a Black Friday.
1. Anote tudo que pretende comprar
Anote em um papel ou bloco de notas digital todos os produtos que você precisa e planeja comprar na Black Friday. Assim, você garante que se lembrará de tudo e não correrá o risco de deixar passar uma oferta ótima de algo de que você precisava. Comece essa lista quanto antes para que ela fique completa até a data do evento. Você também pode fazer a lista dentro de sites que permitam marcar produtos como favoritos para encontrá-los mais rapidamente.
Analise as suas necessidades, por exemplo, se estiver em dúvida entre comprar um tablet ou notebook, é mais vantajoso que você pesquise e decida antes em qual irá investir durante as promoções.
2. Veja os preços dos produtos antes do evento
Depois de anotar seus interesses, é importante que você acompanhe os preços dos produtos nos dias ou semanas anteriores à Black Friday. Dessa forma, você saberá a média de valores que estão sendo cobrados e conseguirá analisar se os descontos que estão sendo oferecidos realmente valem a pena.
3. Deixe seus cadastros prontos para facilitar a compra
Para fazer compras on-line, é preciso que você preencha informações como endereço de entrega, nome do destinatário, e-mail e telefone para contato. Por isso, muitos sites trabalham com a venda somente após a realização de um cadastro dos clientes contendo esses dados. Como o preenchimento leva algum tempo e os estoques podem acabar rapidamente, você pode deixar seu cadastro pronto antes do início do evento e fazer suas compras de forma mais rápida.
4. Defina o seu orçamento
Outro ponto importante na hora de se preparar para a Black Friday é definir qual é seu orçamento para as compras. Isso porque, em meio a tantos itens e descontos, pode ser fácil se perder e acabar gastando demais. A lista que mencionamos no tópico 1 também é uma ótima aliada nesse momento.
Ela é útil para você ter uma noção de quais itens terão prioridade nas compras e quais serão incluídos apenas se estiverem com preços muito atrativos ou se sobrar dinheiro dos produtos que você considerou como mais importantes.
A Black Friday começa oficialmente na última sexta-feira de novembro e traz descontos de produtos de diferentes áreas. Para se preparar para ela, você deve analisar o que e quais os preços dos itens que pretende comprar, fazer cadastros em lojas on-line e definir seu orçamento. Agora que você já sabe quando o evento ocorre, confira também nosso conteúdo com o que vale a pena comprar este ano na Black Friday.
Deixe um comentário