Menos pão, mais tapioca

Você sabia que a tapioca é um alimento saudável, versátil e saboroso? Venha conhecer todas as possibilidades do ingrediente com a gente

bannerHomeLP

A farinha de tapioca é um alimento muito saboroso e versátil, produzido a partir da fécula de mandioca. É uma iguaria totalmente brasileira, de origem indígena e descoberta no estado de Pernambuco, onde leva o nome de beiju. Ela é conhecida também como goma de tapioca, polvilho e polvilho doce, e é utilizada em uma infinidade de receitas deliciosas.

Em tese, consumir a tapioca é mais benéfico do que consumir o nosso habitual pãozinho, pois, se tratarmos da taxa calórica, duas colheres de sopa do produto possuem só 70 calorias. Isso beneficia quem está de dieta, já que o pão branco comum possui 137 calorias. Outro benefício da tapioca é que ela não possui glúten, por isso é ideal para aqueles com intolerância ou alergia à proteína.

Segundo a nutricionista Vivian Batistella Orsi, a tapioca auxilia na manutenção dos ossos por ser fonte de vitamina K, ferro e cálcio, além de ser fonte de ferro, o que auxilia na produção de células vermelhas. Ela é rica em carboidratos, pobre em gorduras, sódio, açúcares e é um alimento com alto índice glicêmico, que fornece energia rapidamente.

Segundo a nutricionista Alessandra Dantas de Oliveira Silvas, substituir o pão branco comum por uma porção de tapioca é benéfico para nosso organismo, além de ser muito saboroso. Porém, o consumo de pão integral, granola e outros alimentos saudáveis deve ser intercalado ao consumo de tapioca, para manter uma alimentação sempre equilibrada.

Para te mostrar como a tapioca pode ser deliciosa, convidamos as duas nutricionistas para nos ensinar 5 receitas incríveis feitas com ela. Você vai se apaixonar. Confira:

Tapioca com queijo e tomate

Tomate e queijo combinam muito bem com a tapioca

Tomate e queijo combinam muito bem com a tapioca

Ingredientes

2 colheres de goma de tapioca
2 fatias de queijo minas
2 fatias de tomate
sal e orégano a gosto

Modo de Preparo

Coloque a goma da tapioca numa tigela e misture o sal e o orégano. Em uma frigideira ou tapioqueira, espalhe a goma por toda a superfície e deixe em fogo baixo até que a farinha se una, formando a panqueca de tapioca. Coloque o recheio em metade dela e dobre, cobrindo com a outra metade da goma. Vire e deixe aquecer de ambos os lados. Sirva com uma salada de folhas.

Rende: 1 unidade

Crepioca tradicional

A tapioca tradicional é uma ótima opção para os cafés da manhã

A tapioca tradicional é uma ótima opção para os cafés da manhã

Ingredientes

1 colher bem cheia de tapioca
1 ovo
sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a tapioca com o ovo, o sal, o orégano e misture bem. Despeje a mistura em uma frigideira ou tapioqueira e leve ao fogo baixo até formar o crepe. Vire, coloque o recheio de sua preferência e deixe aquecer de ambos os lados. Sirva com uma salada de folhas ou vegetais.

Outras opções de recheios são o queijo cottage com tomate cereja e manjericão, o
frango desfiado com requeijão light, a abobrinha e berinjela assados com ervas e azeite, a ricota com espinafre refogado com alho fresco, o brócolis com peito de peru e o atum com cebola e cebolinha.

Dica: para adicionar fibras na massa de tapioca, utilize grãos de chia, gergelim, linhaça, amaranto, aveia e etc.

Tapioca funcional com peito de peru

Essa tapioca é uma opção leve para o almoço

Essa tapioca é uma opção leve para o almoço

Ingredientes

100g de farinha de tapioca
1 colher de sopa de semente de linhaça
1 colher de sopa de gergelim 1 colher de sopa de chia ½ tomate picado sem semente 2 fatias médias de queijo branco
150g de peito de peru ralado
orégano, azeite e sal a gosto

Modo de preparo

Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça, gergelim e chia, misturando bem e, em uma frigideira antiaderente, espalhe a goma. Frite de um lado e outro, acrescente as fatias de queijo branco, o tomate, o peito de peru o orégano, o sal, o azeite e feche a tapioca. Frite até que o recheio esteja quente, virando a tapioca para não queimar. Sirva quente.

Pizza de tapioca com frango

Substitua a massa da pizza por tapioca

Substitua a massa da pizza por tapioca

Ingredientes

7 colheres de sopa de tapioca
½ colher de chá de fermento químico
1 ovo
100g de peito de frango desfiado
100g de queijo mussarela
1 tomate picado
manjericão à gosto
sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a tapioca, o sal, o fermento e o ovo, até dissolver toda a goma. Aqueça uma frigideira antiaderente, adicione a massa e faça movimento circulares para preencher todo o fundo da frigideira, tampe e cozinhe em fogo bem baixo até que a parte superior esteja firme ao toque. Com o fogo desligado, cubra a massa com os tomates, o frango desfiado, o queijo mussarela e o manjericão. Tampe a frigideira e deixe em fogo baixo até que o queijo esteja completamente derretido e sirva logo em seguida.

Sorvete de tapioca com creme de abóbora

A tapioca também pode virar sorvete

A tapioca também pode virar sorvete

Ingredientes

Sorvete
1 xícara de chá de tapioca granulada 1 xícara de chá de creme de leite 1 xícara de chá de água 2 xícaras de chá de açúcar refinado 1 vidro de leite de coco 1 xícara de chá de leite em pó integral 1 litro de leite

Creme de abóbora

600g de abóbora tipo moranga descascada e picada
210g de açúcar
1 cravo da índia
240g creme de leite

Modo de preparo

Para o sorvete, misture a tapioca com água em uma tigela e reserve. Em uma panela, misture os demais ingredientes do sorvete e leve para ferver em fogo baixo. Após levantar fervura, adicione a mistura à tapioca hidratada e, com a ajuda de uma batedeira, bata até homogenizar. Leve ao freezer por 3 horas, volte a mistura à batedeira por mais 5 minutos e retorne ao freezer, por mais 3 horas ou até endurecer.

Para o creme, cozinhe a abóbora com o cravo e o açúcar por 15 ou 20 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e bata, em liquidificador, a abóbora cozida e já fria com o creme de leite, até obter um purê. Sirva o sorvete coberto com o creme de abóboras e decorado com folhas de hortelã.

E ai, gostou das nossas dicas? Então corre para a cozinha e prepare agora mesmo uma saudável e saborosa tapioca. Comente!

Deixe seu comentário