Cuidados com a pele: use produtos naturais

Você sabia que dá para manter uma rotina de cuidados com a pele utilizando apenas produtos naturais? Confira nossas dicas e aproveite para se cuidar

Seja no verão ou no inverno, os cuidados com a pele e com os cabelos são fundamentais para manter a beleza do seu rosto, evitar o aparecimento de rugas e manter a saúde em dia. Porém, com a rotina e a correria, acabamos deixando de lado alguns hábitos simples e saudáveis, principalmente quando o assunto é cuidar da pele de forma correta.

Lavar o rosto com água e sabonete, passar o protetor solar e utilizar maquiagens de qualidade e que protegem a pele são alguns dos principais cuidados diários que não podem faltar, porém, eles não bastam. É preciso manter uma rotina semanal de limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação se o objetivo é ter uma pele bem cuidada, saudável e bonita todos os dias. Mas, convenhamos, esse processo pode sair bem caro e trabalhoso, não é?

Por sorte, alguns produtos naturais são ótimas opções para manter os cuidados com a pele sempre em dia, além de serem baratos, simples de encontrar e muito fáceis de fazer em casa.

Confira nossa lista de opções para cuidar da sua pele e mantê-la sempre bonita e saudável de forma simples e muito econômica:

7 ingredientes naturais para cuidados com a pele

Veja quais ingredientes naturais você pode usar para cuidar da sua pele

Veja quais ingredientes naturais você pode usar para cuidar da sua pele

Chá de camomila: Incrível para a pele e os cabelos, o chá de camomila é ideal para revitalizar a pele, tirar olheiras, clarear manchas e nutrir as células. Aplicá-lo gelado, logo pela manhã, é uma ótima forma de evitar o aparecimento de espinhas, hidratar e tirar o aspecto de cansaço e suavizar bolsas, principalmente na região dos olhos.

Aveia: Velha conhecida de nossas mães e avós, a aveia é um ingrediente indispensável da sua rotina de beleza. Ela pode ser utilizada como esfoliante para retirar as células mortas e as toxinas, além de ser um poderoso hidratante, tonificante e revitalizante da pele.

Leite e Iogurte Natural: Cheios de proteínas e fonte milagrosa de minerais, o leite e o iogurte natural são ingredientes indispensáveis para uma rotina de beleza saudável. O ácido lático presente em ambos contém propriedades hidratantes e rejuvenescedoras, ideais para nutrir a pele, principalmente depois de um dia de sol.

Mel: Outro ingrediente fundamental para a saúde dos cabelos e da pele, o mel é um ótimo hidratante, muito utilizado pela indústria cosmética. Graças à suas enzimas naturais, ele também é ideal para limpar a pele, mantendo-a saudável e jovem, enquanto suas altas concentrações de açúcares naturais, como a frutose e a glucose, fazem dele um esfoliante poderoso.

Ovo: Rico em proteína e colágeno, a clara do ovo é fundamental para manter a hidratação e a jovialidade da pele, agindo, inclusive, como um ótimo anti-rugas. Por ser um alimento ácido, o ovo, quando combinado com outros ingredientes, é fundamental para tonificar a pele, além de dar mais firmeza, elasticidade e brilho, graças a suas propriedades antioxidantes.

Tomate: Ácido e doce, o tomate é ideal para equilibrar o PH da pele, limpar os poros e absorver as impurezas da pele. Para potencializar seu poder renovador, aplique-o em forma de purê na pele, evitando a região dos olhos.

Uvas: Outro ingrediente cheio de antioxidantes, a uva é ideal para manter a firmeza e a suavidade da pele. Seu poder nutritivo é fundamental para quem tem a pele seca, pois ela ajuda a manter a hidratação por mais tempo, evitando a perda de líquidos.

Dica Simplifica

O pepino é excelente para cuidar da pele

O pepino é excelente para cuidar da pele

O pepino é sim um excelente aliado para manter a pele sempre saudável. Sua composição, rica em água, sais minerais e vitaminas, ajuda a clarear a pele, suavizar olheiras e diminuir a oleosidade. Além disso, o pepino é ideal para refrescar a pele após um dia longo de exposição ao sol, deixando o rosto liso, nutrido e limpo.

Para utilizar, faça um purê com o vegetal e aplique sobre a pele limpa e seca. Deixe agir por 30 minutos e retire com água morna. Sua pele ficará revigorada.

Cuidados diários

Além da esfoliação e hidratação semanal, a pele precisa de alguns cuidados diários para se manter jovem, bonita e saudável. Mesmo neste caso, muitos ingredientes naturais podem ajudar no tratamento diário da sua pele. Veja algumas dicas para estabelecer uma rotina de cuidados com a pele.

Antes de dormir

Depois de retirar toda a maquiagem com um demaquilante e lavar bem o rosto, é hora de tonificar a pele, abrir os poros e estimular a renovação celular. Para isso, misture 100ml de água desmineralizada com 10 gotas de suco de limão, umedeça o algodão na mistura e aplique sobre o rosto pressionando de leve. Deixe agir por 5 minutos e enxague com água bem gelada. Esse processo, além de limpar e hidratar, fará com que a pele respire, ativará a renovação celular e fechará os poros. Em seguida, aplique seu creme hidratante noturno de costume, ou, se preferir, uma mistura de óleo natural (azeite de oliva, óleo de coco ou de abacate), cera de abelha, chá de camomila e água de rosas (ou de lavanda). É só juntar todos os ingredientes, misturá-los e aplicar na pele antes de dormir.

Se você possui a pele muito seca, pode utilizar apenas algumas gotas de óleo natural, como azeite de oliva, óleo de coco ou de abacate, para manter a hidratação e a elasticidade da pele.

Ao acordar

Pela manhã, lave bem o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele e tonifique com uma mistura de clara de um ovo, batida em neve, e suco de 1/2 limão. Aplique na face ainda molhada, deixe agir por, no mínimo, 15 minutos e enxague com água bem gelada, para fechar os poros. Em seguida, aplique o protetor solar hidratante normalmente.

Durante o dia

No decorrer do seu dia, procure lavar o rosto ao menos uma vez, com sabonete específico para seu tipo de pele. Isso retirará o excesso de poluição e poeira dos poros, preparando-os para receber novamente o protetor solar hidratante. Se possível, borrife água termal no rosto e deixe absorver sozinha, para nutrir e renovar a pele.

Viu como é simples? Agora é só investir em uma rotina de cuidados com a pele rica em ingredientes naturais e aguardar os benefícios. Compartilhe suas receitas caseiras conosco nos comentários!

Deixe seu comentário