Conheça todos os benefícios da bicicleta ergométrica!

Conheça todos os benefícios da bicicleta ergométrica!

Muito se sabe que os benefícios da bicicleta ergométrica para a saúde do corpo e do organismo são inúmeros. Além de perder peso rapidamente com a queima de calorias, ao colocá-la dentro da rotina de exercícios, pode-se também obter uma maior prevenção contra o desenvolvimento de diversas doenças, como é o caso das cardíacas e a diabetes.

A bicicleta ergométrica também ajuda significativamente na tonificação dos músculos e em sua resistência, principalmente quando se é utilizada a técnica de spinning, que consiste em um exercício aeróbico presente em quase todas academias.

A seguir, saiba se a bicicleta ergométrica emagrece e quais são os demais benefícios da prática:

Quais os benefícios da bicicleta ergométrica?

Presente em todas as academias do país, a bicicleta ergométrica é uma das ferramentas que mais trazem benefícios para a saúde do corpo. Entretanto, tudo depende da carga de velocidade utilizada e qual o objetivo inicial com essa atividade.

Uma mulher utilizando uma bicicleta ergonomicaAssim, é possível utilizá-la para tonificar músculos, emagrecer e até mesmo para apenas fugir do sedentarismo. Conheça tudo sobre os benefícios que esse equipamento proporciona:

Ajuda no Emagrecimento

De fato, a bicicleta ergométrica emagrece. Isso acontece, pois a atividade, quando feita por cerca de 30 minutos, pode queimar uma média de 260 calorias. Por isso, é amplamente indicada para quem deseja perder a gordura localizada. Além disso, pessoas que pretendem aumentar a massa muscular também conseguem obter bons resultados com o uso do aparelho.

Melhora da função cardiorrespiratória

Com essa ferramenta, também é possível obter estímulos cardiovasculares, que geram resultados significativos contra o aumento da pressão arterial e outros pontos importantes que ajudam a promover a saúde do coração. Inclusive, de acordo com os estudos, quem utiliza a bicicleta ergométrica com frequência consegue prevenir-se contra episódios de infarto, AVC e também trombose.

Aliás, a atividade física consegue promover uma diminuição nos níveis de açúcar do organismo, reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Assim, torna-se possível obter maior prevenção contra o risco de coágulos.

Reduz a carga de estresse

Com apenas meia hora em atividade com essa bicicleta ou alguns momentos realizando uma aula de spinning, é possível liberar quantidades significativas de endorfina e adrenalina no corpo. Assim, é possível abater o estresse e também fortalecer o sistema imune.

Um homem utilizando uma bibicleta ergonomicaMelhora a capacidade respiratória

Entre os maiores benefícios do equipamento, está também a obtenção de uma melhora na capacidade respiratória e pulmonar. Isso acontece por conta da atividade aumentar o consumo do oxigênio, o que traz benefícios para capacidade respiratória e prevenção de doenças relacionadas ao pulmão.

Aumenta a resistência muscular

Aos que buscam resistência muscular, atividades em uma bicicleta ergométrica podem ser a resposta. Com ela, é possível gerar maior capacidade dos músculos, tornando-os mais tonificados e fortes através da realização de atividades.

Quais os músculos que a bicicleta ergométrica trabalha?

Durante os momentos de exercício em uma bicicleta ergométrica, o músculo mais exercitado são os relacionados ao coração. O que torna o exercício extremamente importante para qualidade de vida. Mas, além do coração, essa ferramenta também proporciona uma grande melhora no quadríceps e também é capaz de movimentar os glúteos. 

garota-fitness-usando-bicicleta-estacionariaJá na parte traseira do corpo, os músculos tríceps são exercitados por meio da força que é preciso realizar durante cada pedalada. Também é possível obter bons resultados nos músculos das costas e lombares por conta da postura. Braços também são trabalhados durante os exercícios, porém para que isso seja possível é preciso pedalar fora do selim (banco), para aumentar a resistência.

Quantos minutos de bicicleta ergométrica por dia?

De fato, a bicicleta ergométrica emagrece. Porém, é necessário pedalar ao menos 30 minutos por dia para usufruir de todos os seus benefícios e potencial de emagrecimento.

Nem todo mundo conseguirá realizar essa quantidade de tempo no começo. Por isso, o ideal é começar a pedalar por cinco minutos durante toda a semana e ir aumentando gradativamente. Pessoas mais experientes conseguem realizar treinos de boa intensidade por 30 a 45 minutos todos os dias.

Como usar a bicicleta ergométrica para perder barriga?

Perder a barriga também é possível durante os treinos com essa bicicleta de academia. Mas para isso, é necessário utilizar uma técnica mais intensa para potencializar a queima de gorduras. Por isso, para perder barriga, faça treinos com esforços curtos, mas de alta intensidade.

Confira um exemplo de treino com a utilização da ferramenta para perder barriga:

  • Faça o aquecimento de 10 a 15 minutos;
  • Pedale com intensidade forte de 30 segundos a 1 minuto (em uma escala de esforço de 01 a 10, utilize o esforço nível 9);
  • Faça um giro de intensidade leve por apenas 1 minuto;
  • Repita a série por 5x;
  • Descanse em um período de 2 a 3 minutos.

Com isso, é possível obter maiores níveis de perda de barriga e também uma cintura mais fina. Mas lembre-se também de comer lanches pós-treino rico em proteínas e, caso necessário, se consulte com uma nutricionista para criar uma dieta saudável e balanceada, capaz de acelerar a perda de gordura abdominal.

Atividades em bicicleta ergométrica são indicados não só para pessoas que querem emagrecer, mas também para aquelas que querem fugir do sedentarismo e praticar uma atividade física com benefícios à saúde.

vista-lateral-homem-com-telefone-na-bicicleta.Gostou das dicas? Se sentiu estimulado para começar a praticar exercícios no aparelho? Veja também 5 formas de fazer exercício em casa e garantir uma qualidade de vida muito melhor!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.