Gaspacho para impressionar os convidados

Gaspacho para impressionar os convidados

Vai receber amigos para um jantar? Que tal servir um saboroso gaspacho?

O gaspacho, ou gazpacho, é um dos símbolos da região da Andaluzia, no sul da Espanha, e muito apreciado em toda a Europa. É uma receita leve, nutritiva e pouco calórica, que ainda ajuda a emagrecer. Mas, afinal, como é feito o gaspacho?

Apesar de parecer muito complicado, o gaspacho nada mais é que uma sopa de tomates, alho, pimentão e pepino. É um prato que se come frio, batido ou inteiro, acompanhado de pão (notavelmente duro, inclusive), um bom vinho e – é claro – muito azeite.

Mas não se deixe enganar com tanta simplicidade, pois um verdadeiro gaspacho é feito com tempo, paciência e carinho. Os vegetais devem ‘descansar’, soltar todos os seus líquidos e, só depois, serem batidos – ou servidos inteiros mesmo.

Confira a receita original de gaspacho, cedida pelo chef Pedro Vita, do Brado Restaurante, e se deixe impressionar com a beleza e simplicidade do prato.

O gaspacho pode ser servido batido ou em pedaços, sempre acompanhado de um bom azeite e pães
O gaspacho pode ser servido batido ou em pedaços, sempre acompanhado de um bom azeite e pães

O tradicional gaspacho

Rende: 4 porcões

Ingredientes:

8 tomates maduros

1 pepino

1\4 de pimentão vermelho

1\4 de pimentão verde

1 dente de alho

1\2 cebola roxa

100ml de vinagre de jerez

100ml de azeite

1\2 baguete

sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Pique todos os ingredientes, coloque o pão no fundo de uma tijela e cubra com os vegetais e temperos. Misture. Deixe descansar por meia hora antes de servir, para que os tomates e a cebola soltem seus líquidos. Se desejar servir a versão batida, é só passar todos os ingredientes pelo liquidificador e, após esse processo, peneirar. Sirva frio, com pão e azeite.

O salmorejo é uma outra versão do gaspacho, pouco conhecida no Brasil e mais pesada, pois acompanha ovos cozidos e presunto. A chef Johanna Dubsky, da Dubsky Sweets & Catering, nos cedeu a receita original da sopa, também servida fria e muito tradicional nos bares de tapas da Espanha. Confira:

Mais pesado, o salmorejo é ideal para um jantar agradável em noites quentes
Mais pesado, o salmorejo é ideal para um jantar agradável em noites quentes

Salmorejo

Rende: 4 porcões

Ingredientes:

1kg de tomate maduro

1 dente de alho

1 pitada de açúcar

Sal a gosto

150g de presunto cru

2 ovos cozidos picados

250ml de azeite extra virgem

1 xícara de chá bem cheia de pão triturado (pode ser pão de miga, pão italiano ou ciabatta)

Modo de preparo:

Coloque em um processador os tomates e o dente de alho descascado. Depois de bem triturados, coloque o pão e processar mais, adicionando o azeite aos poucos enquanto bate. Em seguida acrescente o sal, a pimenta do reino (opcional) e o açúcar. Leva à geladeira por pelo menos duas horas e sirva bem frio, acompanhado de presunto cru e de ovo cozido picado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o gaspacho (e sobre o salmorejo), que tal fazer a receita na sua casa e esperar pelos elogios? Compartilhe conosco depois 😉


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *