Tipos de whisky: single malt, bourbon e blended

Tipos de whisky: single malt, bourbon e blended

Conheça mais sobre os tipos de whisky e o que o rótulo da bebida pode lhe ensinar sobre sua produção, maturação e origem. Vem que a gente Simplifica!

O whisky é uma bebida maravilhosa, com muita história por trás de sua produção e consumo. Como já escrevemos aqui, em seus muitos seculos de historia, o whisky se espalhou pelo mundo, mas sempre com uma identificação muito forte com as ilhas britânicas. Por conta da influência da colonização, a bebida também se espalhou pelos Estados Unidos e Canadá, onde foram desenvolvidas variedades locais para diferentes tipos de whisky.

Toda essa história se traduz nos muitos tipos de whisky que vemos no mercado, o que pode causar um pouco de confusão para quem não sabe muito sobre a bebida. Por isso mesmo hoje vamos explicar um pouco mais sobre essas variedades.

Entendendo os tipos de whisky

O que é um whisky single malt?

O termo single malt é utilizado para designar o processo de fabricação da bebida. Ou seja, um whisky single malt é aquela feito apenas da destilação do malte de cevada. Esse é o tipo mais sofisticado de whisky, por isso se recomenda que seja servido em doses pequenas e sem a adição de gelo ou água.

O que é um whisky blended?

O termo blended vem do verbo inglês “to blend”, ou seja, misturar. Esse whisky é fruto da misturar entre whiskies maltados e destilados de grãos, como o trigo e o milho.

O que é um whisky Bourbon?

O termo Bourbon é usado especificamente para designar whiskies produzidos nos Estados Unidos. Por razões históricas e dos materiais disponíveis para a produção da bebida, um whisky Bourbon é bem diferente de um scotch whisky, ou seja, de um whisky escocês. Os whiskies do tipo Bourbon são produzidos a partir da mistura de destilados de grãos, como o milho e o trigo, formando uma bebida de sabor e cor uniformes.

Bônus Simplifica!: E a idade?

Além da origem e tipo de preparo do whisky, um outro fator importante para entender melhor a bebida é a idade dela. Muitas pessoas acreditam que os termos 8, 12 ou 21 anos, por exemplo, significam o tempo que o whisky está engarrafado. Na verdade, essas números indicam o tempo em que as misturas ficaram armazenadas nos barris. Quanto mais tempo a bebida fica armazenada, mais apurado fica seu sabor e as características únicas de cada whisky ficam mais evidentes.

Qual seu tipo de whisky favorito? Comente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Comentário (1)

  • Freitas Responder

    Amei seu post 🙂 Queria saber qual melhor tratamento para
    cabelo com caspa 🙁

    28 de junho de 2021 at 09:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.