Início ❯ Casa e Decoração ❯ Como economizar energia com eletrodomésticos modernos
Saber como economizar energia em eletrodomésticos modernos exige que você faça um uso bem racional deles e evite sobrecargas desnecessárias. Apesar de os aparelhos modernos já serem projetados para economizar eletricidade e oferecer maior eficiência, ainda é possível observar cenários de alto consumo de energia, resultando em contas de luz mais caras. Mas sabia que pequenas atitudes, como retirar aparelhos da tomada durante períodos sem uso, podem reduzir os impactos na conta final?

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como escolher, utilizar e manter os eletrodomésticos corretamente para economizar energia e obter um maior desempenho. Confira!
O que torna os eletrodomésticos modernos mais eficientes?
Os eletrodomésticos mais modernos têm uma série de acréscimos em suas peças e seus sistemas que os fazem utilizar menos energia para realizar uma quantidade maior de tarefas. Alguns exemplos disso são:

- Tecnologia inverter: ajusta a velocidade de funcionamento dos equipamentos de acordo com a necessidade;
- Sensores inteligentes: detectam o nível de sujeira, temperatura ou carga, ajustando o ciclo de operação automaticamente;
- Designs mais eficientes: elaborados para promover o melhor desempenho dos eletrodomésticos e economizar eletricidade.
Como economizar energia com cada eletrodoméstico?
A economia de energia com os eletrodomésticos depende de alguns fatores, como as características que eles apresentam, que podem ser comprovadamente econômicas pela presença de selos de eficiência energética, e a intensidade de uso que você faz. Confira a seguir algumas dicas de como economizar energia com eletrodomésticos em geral:

- Opte por modelos com eficiência energética comprovada pelo selo Procel ou Energy Star;
- Use tomadas inteligentes para monitorar e controlar o consumo de energia;
- Evite sobrecarga elétrica conectando muitos aparelhos em uma única tomada;
- Programe o uso de eletrodomésticos para horários fora do pico de consumo (dependendo da tarifa de energia da sua região).
Também é possível tomar atitudes específicas para cada eletrodoméstico, a fim de promover uma economia energética ainda melhor. Confira como:
1. Geladeira e freezer
Para economizar energia com geladeira e freezer, escolha modelos com tecnologia inverter. Além disso, opte por designs de geladeiras com freezer que deixem a geladeira na parte de cima e o freezer na parte de baixo, pois o ar frio tende a descer naturalmente, o que colabora para uma refrigeração mais eficiente com menor gasto energético.

Já para o modo de uso, é importante que nós evitemos abrir a porta da geladeira ou do freezer com frequência, pois isso faz com que seja mais difícil para o aparelho manter a temperatura fria. Então, se o eletrodoméstico for usado em um espaço comercial, vale a pena colocar uma placa pedindo que os clientes só abram a porta depois de decidir o produto que desejam. Caso o equipamento seja para uso doméstico, converse com seus familiares para evitar abrir a geladeira ou o freezer toda hora.
Outra dica importante é manter a geladeira com, no mínimo, 10 cm de distância da parede, pois o espaço ajuda na ventilação do eletrodoméstico e, consequentemente, auxilia tanto na economia de energia como na melhora da vida útil do aparelho. Por fim, verifique o estado da borracha de vedação e faça a manutenção sempre que necessário.
2. Máquina de lavar e secadora
Uma boa forma de economizar energia com a máquina de lavar é usar um modelo que possua a função de ajuste automático do nível da água, assim, será possível evitar o uso de uma potência maior que a necessária para as peças a serem lavadas. Além disso, é importante que você não extrapole o limite de capacidade do equipamento e use a lavagem econômica nos momentos em que a roupa não estiver tão suja.

Quando se trata de secadora, recomendamos que você só a utilize em casos nos quais a secagem natural na sombra ou ao sol são impossibilitadas, como nos dias chuvosos ou mais frios. Assim, você conseguirá secar suas peças na maior parte do ano sem a necessidade de gastar energia elétrica.
3. Ar-condicionado
Para o ar-condicionado, é ideal que você compre um modelo com a tecnologia inverter, pois ele oferece um ajuste automático de potência conforme a necessidade de seu ambiente, o que vai reduzir consideravelmente o consumo de energia elétrica e permitir o resfriamento eficiente do local.

Fazer a manutenção periódica dos filtros também é muito importante para economizar energia com esse eletrodoméstico, pois torna o aparelho mais eficaz e evita altos gastos de energia para resfriar o ambiente. Você também deve evitar programar o ar-condicionado para deixar o ambiente em temperaturas extremamente baixas em dias muito quentes, já que isso exigirá um gasto energético maior do aparelho.
Por último, lembre-se de fechar todas as portas e janelas do local quando for utilizar o ar-condicionado para evitar a fuga de ar frio e diminuir o esforço do equipamento para manter a temperatura ideal.
4. Televisores
Os televisores podem ser mais econômicos caso você opte por modelos que utilizam LED em vez dos monitores de Plasma e LCD. Além disso, pode-se utilizar o modo economia de energia que boa parte das Smart TVs possui para evitar altos consumos de eletricidade.

5. Eletrônicos
Quanto aos eletrônicos, o ideal é que você evite deixá-los em stand-by, já que eles ainda ficam consumindo energia, ainda que estejam aparentemente desligados. Tire-os da tomada caso não for utilizar por muito tempo e somente utilize o modo stand-by se o intervalo sem uso for muito pequeno.

6. Micro-ondas e forno elétrico
A economia de eletricidade com micro-ondas pode ser feita com o uso de tampas quando for esquentar alimentos, pois isso reduzirá o tempo necessário para deixar o alimento quente. Também é válido mencionar que você deve optar pelo micro-ondas caso necessite aquecer pequenas porções de alimentos em vez do forno elétrico devido ao menor gasto de energia.

Quanto ao forno elétrico, a principal dica é evitar abri-lo muitas vezes enquanto estiver em funcionamento, já que isso compromete diretamente o tempo que a comida levará para ficar pronta. Em vez de abrir o aparelho, utilize a luz interna para ver como o alimento está, além de cronometrar em seu celular o tempo que o forno deve permanecer ligado para terminar de preparar a comida.
Para economizar energia com os eletrodomésticos, é importante que você busque modelos com selo de eficiência energética e adote práticas que exijam menor esforço dos equipamentos durante o funcionamento. Gostou de aprender mais sobre esse tema? Ficou interessado em aprender mais sobre esse tema? Preparamos um post para explicar se o robô aspirador de pó é uma boa escolha!