Início ❯ Gastronomia ❯ Receitas ❯ Como fazer churrasco com passos simples para surpreender
Domingo chegou e logo vem a mente aquele almoço clássico para fechar o final de semana com chave de ouro. Uma carne assada sempre é uma boa pedida, mas a dúvida de como fazer um belo churrasco e tirar as teias de aranha da sua churrasqueira surge no ar.
“O que preciso comprar? Quais são os processos? Por onde começar?” são dúvidas que vêm a cabeça se você não é acostumado com esse preparo e podem mesmo parecer um bicho de sete cabeças.

1. Carne: a protagonista do seu preparo
O item principal do seu churrasco obviamente é a carne. Por isso, é muito importante que você não erre na escolha e no preparo antes de colocá-la na churrasqueira.
Então, se atente a três pontos no momento da compra da sua carne: corte, quantidade e o estabelecimento escolhido.
Atenção aos cortes
É muito importante que você escolha bons cortes para assar. Para não errar, algumas peças são mais simples de serem assadas do que outras, como fraldinha, maminha, costela e alcatra. Além disso, escolha comprar peças inteiras, com boa camada de gordura em cima do pedaço e pontos brancos de gordura na carne, mas sem exageros.

Acerte na quantidade de carne
A quantidade por pessoa pode ser pensada da seguinte forma:
- se não há acompanhamentos no seu churrasco: 500g por pessoa;
- se há acompanhamentos: 400g para adultos e 200g para crianças.
Assim, você não precisará assar uma quantidade maior do que o necessário, perdendo tempo no preparo e momento de assar.
Escolha um bom estabelecimento
Também é importante que você escolha um lugar de qualidade e confiança para comprar sua carne, como açougues de bairro ou mercados com açougues de boa reputação. Uma carne boa é meio caminho para sair um churrasco de valor.
Preparo da carne e tempero
Pronto! Você escolheu e comprou suas carnes, agora só colocar direto na churrasqueira, certo? Bom, não é bem assim! Ainda temos um passo importante antes: o preparo da carne e tempero, que ressaltará o sabor do prato.
É importante que ela esteja em temperatura ambiente antes de ir à churrasqueira, para não correr o risco de enrijecer ao entrar em contato com o calor da churrasqueira e causar choque térmico.
Caso queira cortar a carne em bifes, ideal para grelhas e churrasqueiras portáteis, mantenha a grossura de pelo menos 2 a 3 cm para não correr o risco da carne ressecar ao assar.
Um tempero simples e sem erros é o sal grosso, lembrando que ele deve ser colocado quando a carne for para a churrasqueira, ou seja, não antes para não perder sua suculência.
2. Acendendo a churrasqueira
Agora é o momento da verdade! Hora de colocar a carne para assar e curtir o momento com os amigos. Tenha certeza que tem todos os itens que precisa: carvão, espetos ou grelha e uma churrasqueira limpa, pronta para ser usada.

- Faça um montinho com carvão no centro da sua churrasqueira;
- Pegue qualquer papel, podendo ser toalha ou mesmo um jornal e o embebede em óleo de cozinha;
- Coloque esse papel no centro do monte de carvão;
- Acenda um fósforo e o jogue no papel;
- O fogo irá consumir o papel e pegar no carvão!
Feito isso, aguarde de 30 a 40 minutos para a churrasqueira esquentar e a labareda diminuir. Depois disso, pode colocar a sua carne para assar.
3. Dicas ao assar e servir seu churrasco
Enquanto a carne estiver assando, não use garfos ou facas que possam furar a peça, nem fique virando sem necessidade. Assim, vamos garantir que ela não perca a suculência no final do processo.

Quando estiver pronta, lembre de bater um pouco a carne para tirar o excesso de sal. O corte contra a fibra também garante a maciez do seu churrasco.
Quais são os acompanhamentos do churrasco?
Sabemos que a carne é a protagonista o churrasco, mas para assar uma carne de verdade, também é preciso apostar em complementos para realçar ainda mais o sabor.
Complementos como maionese, pão de alho, mandioca e arroz podem ser uma boa aposta. O carboidrato é um acréscimo perfeito para a proteína principal. Aposte naqueles que mais gosta para completar o sabor.
Vinagrete, legumes assados e molhos diferentes são uma boa pedida também, pois são mais leves e quebram um pouco o peso de comer apenas a carne assada.
Dica Bônus: Não esqueça das bebidas!
Um momento de descontração assim pede por um bom drink para acompanhar, não é mesmo? Uma cerveja geladinha é a combinação clássica desse prato ou mesmo uma boa caipirinha. Se você quer se diferenciar, aposte também em outros drinks, como gin e tônica que, além de ser muito refrescante, é fácil de preparar.

Se você se animou e já pensou em até fazer uma mesa bem bonita para receber seus convidados, confira essa dica de como montar mesa de jantar e bom apetite!

