Como tirar fotos da lua com celular? 4 dicas infalíveis!

Como tirar fotos da lua com celular? 4 dicas infalíveis!

Se você já tentou fotografar a lua utilizando seu smartphone, sabe muito bem que o resultado, na maioria das vezes, não sai exatamente daquele jeito que você esperava, não é mesmo? Em geral, as fotos nem sempre ficam com resoluções ótimas, sem muitos detalhes e com o elemento principal pouco aparente na imagem.

Fotografar a lua é sim um grande desafio e para te ajudar a conquistar uma fotografia perfeita desse satélite natural, com bastante definição e no tamanho certo, trouxemos 4 técnicas infalíveis de como tirar fotos da lua com celular. Acompanhe!

1. Ajuste manualmente as configurações

Existem três maneiras bastante fáceis para ajudar você a conseguir uma foto bacana da lua usando o seu celular. Com alguns ajustes manuais nas configurações do aparelho, é possível atingir um grau próximo de exposição, iluminação e velocidade para a captura certa da imagem.

Tanto a exposição quanto a iluminação tem relação com a quantidade de luz que entra no sensor da câmera pela lente. Para alcançar a exposição ideal, vá até as configurações da sua câmera e procure pela opção ISO — nela você conseguirá regular a abertura para mais ou para menos.

Mas, vale ressaltar que, as câmeras já vêm de fábrica com configurações para uma grande entrada de luz. Por isso, mantenha essa configuração entre f/8 e f/13 para que a imagem não fique com excesso de iluminação, quanto maior o ISO, mais granulada ou borrada a imagem fica.

Em relação à velocidade do clique, a abertura está conectada diretamente ao obturador da câmera. Quanto mais tempo ele fica aberto, maior é a entrada de luz no receptor, ou seja, no sensor.

Ajustando a velocidade do obturador para a mais alta de 1/250, você conseguirá captar a lua mais facilmente, enquanto em uma velocidade mais baixa, de 1/25, a chance de deixar a fotografia borrada é maior. Como o intuito é registar uma imagem com definição alta, mantenha essa velocidade no meio-termo, configurando ela da melhor forma para o momento.

2. Utilize aplicativos profissionais

Se você tiver alguma dificuldade em encontrar as melhores configurações de foto do seu celular, talvez seja porque o próprio aparelho não ofereça a maioria delas.

Isso não significa que sua câmera não tenha essas opções, apenas que o próprio celular não as têm liberadas. Para ajudar nesses casos, a melhor opção é baixar em seu smartphone alguns aplicativos que liberam controles manuais e recursos extras.

Um dos mais usados e procurados entre entre os profissionais é o Adobe Lightroom. O aplicativo é grátis e pode ser usado tanto em aparelhos Android quanto iOS. O APP disponível para download, permite que as fotos possam ser tiradas de maneira muito mais profissional, oferecendo uma série de recursos que os aparelhos celulares mais simples não possuem.

3. Tente evitar o uso do zoom digital

Ao contrário das lentes óticas usadas por profissionais da fotografia em suas câmeras, o zoom digital da câmera do celular não cria uma aproximação real do objeto até a entrada de luz do aparelho, mas sim estica os pixels da imagem, causando distorção na foto e resolução mais baixa.

Por isso, evite ao máximo utilizar esse zoom para aproximar o objeto. Se for necessário, use como forma de ajustar o corte da imagem, mas de uma maneira leve para não perder a qualidade.

Claro, existem modelos premiums de celulares que oferecem a opção de zoom ótico, nesses casos, vale a pena, sim, abusar um pouco mais do recurso para conseguir fotografar a lua do jeito certo e sem maiores dificuldades.

4. Utilize tripé ou outro suporte

Tirar uma boa fotografia da lua exige uma combinação de fatores, e fazê-la durante a noite acaba sendo um desafio ainda maior. Como a iluminação é mais baixa e a exposição mais demorada, captar essas imagens apenas usando a força dos braços não é a melhor ideia.

Para evitar que a foto saia tremida, borrada e/ou distorcida, use um tripé apropriado/adaptado para celulares ou outro tipo de apoio que oferece maior estabilidade para a câmera. Tenha certeza de que um tripé é um acessório muito bem-vindo para quem quer registrar ótimas fotos da lua.

Por que a lua fica pequena nas fotos tiradas com o celular?

Ao olhar para a lua é possível vê-la de maneira bastante definida, com um tamanho grande e sempre muito brilhante. Então, por que ela não aparece da mesma maneira quando a fotografamos com nossos celulares?

Isso acontece porque nossos olhos possuem lentes tamanho 50mm, que mostram tudo na proporção real, então a olho nu, a Lua sempre ficará maior do que nas fotos tiradas com os aparelhos eletrônicos.

Já nossos celulares não possuem lentes ou um zoom apropriado para esse tipo de foto, por isso, ao invés de aproximar a imagem da lua, acabam fazendo exatamente o oposto, exibindo o objeto ainda mais longe do que realmente está.

Simplifica: ótimas dicas e informações sobre tecnologia!

Na falta de recursos como câmera digital profissional ou lentes específicas, você pode aplicar nossas dicas e ir testando cada uma delas para ver qual funciona melhor e quais são as possibilidades que elas podem te oferecer.

Tente se divertir durante o processo e leve tudo como uma experiência bacana! E se você gosta de aprender mais sobre fotografia e quer conhecer tudo sobre outros aparelhos e funcionalidades, aqui no blog Simplifica do eFácil você encontra dicas que podem ser usadas tanto em celulares quanto em smart.

Obrigado pela leitura e nós vemos na próxima!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Comentário (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.