O que é 4G? Entenda mais sobre esse tipo de sinal
A nova tecnologia que está implementada no Brasil para transmissão de dados de celular é a 4G. Os celulares mais modernos já saem da fábrica adequados para essa tecnologia e as operadoras já estão com novas antenas funcionando para prestarem esse serviço, mas o que é 4G?
Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e quais benefícios ela traz para a comunicação.
O que é 4G
4G significa “quarta geração” da telefonia móvel, sucessora da segunda e terceira geração (2G e 3G, respectivamente). Com o avanço da comunicação via internet, é bem mais comum usar os dados da rede do que a transmissão de voz, por isso a tecnologia 4G dá prioridade para a transmissão de dados de internet, mesmo que ainda podemos usar as ligações por voz.
Como funciona a tecnologia?
O caminho trilhado pela comunicação via aparelho móvel continua o mesmo: os celulares enviam sinais para as torres que repassam os dados para uma central de comunicação. O que muda nessa nova tecnologia são os equipamentos.
Para implementar a tecnologia 4G no Brasil, por exemplo, foi necessário instalar novas antenas para operar na faixa 2,5 GHz. Além do tipo de frequência ser diferente da tecnologia 3G, as antenas 4G são mais baixas e possuem um sinal bem mais denso. Dessa maneira contribuindo para o aumento do compartilhamento de sinal, pois uma mesma antena pode triplicar o número de usuários simultâneos.
Outro ponto de mudança é o aumento da largura da banda. Na tecnologia 3G, a comunicação é feita por ondas de rádio, diferente do 4G cuja comunicação é feita por fibra ótica. Dessa maneira, aumentando a velocidade de navegação.
Já a grande desvantagem dessa tecnologia é que as antenas 4G fornecem uma cobertura menor, exigindo que mais antenas sejam instaladas para que o sinal se mantenha consistente.
E no Brasil…?
A Anatel delegou para as operadoras brasileiras a implantação das antenas com a tecnologia 4G em todas as cidades que sediariam partidas da Copa do Mundo Fifa de 2014 até o final de 2013. Além disso, até o final de 2015, elas deveriam estar em todas as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes.
Informações da Anatel indicam que em julho de 2015 cerca de 189 cidades brasileiras possuíam coberturas por sinais 4G, incluindo capitais dos estados e o Distrito Federal.
Embora as grandes cidades já possuem a tecnologia 4G, o que equivale quase metade da população brasileira, a cobertura em áreas distantes dos grandes centros urbanos ainda está em déficit.
Vale lembrar que ao adquirir o plano 4G para o seu celular, nas áreas que não possuem o alcance dessa tecnologia, os dados móveis do celular funcionarão na frequência 3G.
Agora que você sabe o que é 4G, que tal conhecer os smartphones no eFácil? Se gostou do artigo, comente!
Deixe um comentário