Hora de entender o que é Frost Free e quais as vantagens da tecnologia

Hora de entender o que é Frost Free e quais as vantagens da tecnologia

Diante do nome em inglês, é natural algumas pessoas ficarem em dúvida e se perguntarem o que é frost free. Quem conhece a tecnologia na prática, acaba não abrindo mão dela nunca mais, já que é muito prática. Então, para te ajudar a tirar suas dúvidas, e te deixar mais próximo desse tipo de refrigerador, criamos esse artigo que vai te guiar pelas principais dúvidas envolvendo a tecnologia.

Se você está em busca de um refrigerador novo, nossa seleção de geladeiras pode ser um bom lugar para começar sua busca!

Faça a leitura do artigo, tire suas dúvidas e entenda se o Frost Free é a melhor opção para você:

O que é frost free? Como essa tecnologia funciona?

O nome frost free vem do termo em inglês que significa “livre de congelamento”. Nos refrigeradores, essa nomenclatura aponta os modelos que não precisam ser descongelados para fazer a limpeza do freezer, porque não acumulam camadas de gelo em suas paredes.

Para isso ser possível, os refrigeradores frost free trabalham com uma tecnologia de renovação constante do ar e, também, afastando dos alimentos o mecanismo responsável por refrigerar o eletrodoméstico.

Por que os refrigeradores convencionais acumulam gelo?

 

Nos refrigeradores convencionais, existe uma placa de metal com uma armação serpenteada por onde corre um líquido que é condensado para gerar a baixa temperatura no eletrodoméstico, e essa armação fica localizada justamente na parte de baixo do congelador. É provável que você já tenha visto ela!

Com o passar de algumas semanas, esse líquido vai pingando, congelando e formando aquelas grandes camadas de gelo que até “engolem” os alimentos do congelador, se você não descongelar o equipamento.

Por que a geladeira frost free esquenta a lateral?

Nas geladeiras frost free, o mecanismo de condensação fica na parte de trás da geladeira e o ar produzido por ele é enviado para todos os setores do refrigerador por meio de pequenos ventiladores. Nessa formação, o gelo também pode ser formado em volta do mecanismo, mas a geladeira conta com um outro sistema que faz o aquecimento da armação, descongelando o gelo e enviando sua água para um reservatório.

É por isso que algumas vezes as geladeiras frost free esquentam em sua lateral — esse é o sistema que garante que o gelo não seja acumulado no congelador.

É verdade que o frost free consome mais energia?

Por contar com esses mecanismos extras — ventiladores e sistema de aquecimento — as geladeiras frost free consomem sim mais energia do que modelos tradicionais, mas isso não significa que a geladeira tradicional seja a mais econômica. Para fazer a economia realmente valer a pena, é preciso que faça o processo de descongelar o freezer semanalmente, o que, muitas vezes, é impraticável.

 

Leia também: Refrigerador Frost Free: 7 mitos e verdades sobre o eletrodoméstico

4 vantagens de um refrigerador frost free

Na prática, os refrigeradores frost free acabam se tornando bastante positivos para a casa, principalmente pelas facilidades que trazem para o dia a dia. Veja a lista com as principais vantagens:

1. Não precisa descongelar e molhar toda a cozinha

Para quem tem um refrigerador do modelo antigo, o dia de limpar a geladeira é um grande pesadelo. Afinal, para fazer a limpeza completa é preciso eliminar aquela grossa camada de gelo tirando o aparelho da tomada, esperando horas até descongelar, guardando os alimentos em outro lugar para não estragarem e até usar o ventilador para acelerar o processo. Vamos combinar: um trabalhão!

Com uma geladeira frost free, essa tarefa trabalhosa pode ser riscada da sua lista de preocupações, pois o freezer não formará nem sequer uma camada fina de gelo em suas superfícies.

2. Renovação do ar é feita constantemente

Por funcionarem nesse sistema de ventiladores que distribuem o ar frio pelo refrigerador inteiro, os modelos frost free acabam tendo o seu ar renovado continuamente, o que só acontece nos modelos tradicionais quando alguém abre a porta da geladeira.

Isso acaba sendo positivo porque traz a garantia de que o ar lá dentro será sempre novo, o que é mais saudável e até mesmo diminui as chances de deixar o equipamento com o cheiro dos alimentos guardados ali.

3. Temperatura bem distribuída em todo o refrigerador

Outra vantagem trazida por esse sistema que usa ventiladores para distribuir o ar frio pelo equipamento é que a temperatura fica muito mais equilibrada. Nos convencionais, pode ser que a parte de cima fique muito mais gelada que a parte de baixo. No frost free, esse problema é eliminado.

4. São muitos mais práticas para o dia a dia

Combinando todos esses fatores listados aqui, a geladeira frost free se torna muito mais prática para a rotina da casa. Afinal, vai demandar menos cuidados e também vai preservar os alimentos com mais qualidade. Dessa forma, o eletrodoméstico se torna mais uma ferramenta para facilitar seu dia a dia, ao invés de te manter refém do descongelamento e limpeza frequentes para mantê-lo funcionando.

Qual é a diferença entre frost free e defrost?

Enquanto os refrigeradores frost free se destacam por não haver acúmulo de gelo e, por isso, não precisarem de descongelamento, os modelos defrost acumulam uma fina camada de gelo, que precisará ser desfeita eventualmente. A recomendação dos fabricantes é descongelar o modelo defrost 2 vezes ao ano para manter a integridade do equipamento.

Para conhecer mais sobre os modelos de refrigerador, confira nosso outro conteúdo: Quais os tipos de geladeiras?

Agora, você entende o que é frost free, não é mesmo? Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a tirar as dúvidas e conhecer mais do equipamento! Se ainda ficou com dúvidas, é só deixar um comentário aqui no fim do post que nossa equipe te responde!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.