Decorando cozinhas pequenas

Tem uma cozinha pequena e não sabe ao certo como decorar e deixar o espaço com a sua cara? Então confira nossas dicas e veja como é simples

A cozinha é o cômodo mais importante da casa e merece toda a nossa atenção na hora de decorar. Mas como deixar uma cozinha pequena mais bonita?

Mesmo com o espaço reduzido, a beleza e a funcionalidade não podem ser deixadas de lado. Porém, ainda que sua cozinha seja bem pequenininha, é possível, com alguns truques, fazer dela um cômodo lindo e prático. Não sabe como? Então confira as dicas que separamos para você.

Pendure tudo

Se temos pouco espaço no chão, o jeito é utilizar as paredes. Você pode apostar em muitas prateleiras, armários e bancadas, para manter tudo sempre à mão e sem perder o charme.

Pendurar os utensílios ajuda a economizar o espaço de prateleiras e armários

Pendurar os utensílios ajuda a economizar o espaço de prateleiras e armários

Suportes de acrílico ou de alumínio também são ótimas opções para pendurar toalhas, talheres e até panelas. Eles dão um ar retrô ao ambiente, além de serem práticos e muito úteis. Outra boa sugestão são as barras de imãs, ideias para deixar suas facas de chef organizadas, dando um ar de cozinha profissional ao cômodo.

Evite os excessos

Se você cozinha muito, o espaço para transitar dentro da cozinha deve ser mantido. Afinal, nada pior que não poder fazer um delicioso jantar à quatro mãos por falta de espaço, não é?

Uma cozinha organizada é uma cozinha mais confortável de se estar

Uma cozinha organizada é uma cozinha mais confortável de se estar

Procure deixar uma distância razoável entre os móveis e eletrodomésticos, dentro dos limites de espaço disponíveis dentro da sua cozinha. Além disso, objetos de decoração ou utensílios pouco utilizados deve ser medidos, para evitar desperdício de espaço ou a poluição visual do ambiente.

Uma dica importante é ter sempre em mente que menos, neste caso, é sempre mais.

Abuse das cores

Já que você precisa se conter na hora de decorar, abuse das cores nas paredes, nos armários, utensílios e eletroportáteis. Cores vibrantes darão ao cômodo um toque de alegria, além de deixar de fora o aspecto sem graça de uma cozinha somente funcional.

As cores na cozinha ajudam a definir a personalidade da casa

As cores na cozinha ajudam a definir a personalidade da casa

Quer mais personalidade na sua cozinha? Experimente pintar uma parede com tinta lousa, assim você poderá escrever e desenhar nela, o que deixará o cômodo ainda mais descontraído.

Para cozinhas pequenas, devemos pensar fora da caixinha. Então, por que não fazer do chão um foco na decoração? Ladrilhos coloridos podem dar ao cômodo ar mais clássico, retrô ou divertido. Fica a sua escolha.

Boa iluminação é primordial

Se o cômodo é pequeno, existe grandes chances dele receber pouca iluminação natural. Se for possível, providencie uma janela maior ou organize toda a reforma valorizando a janela existente.

A iluminação certa dá mais espaço e beleza para sua cozinha

A iluminação certa dá mais espaço e beleza para sua cozinha

Se isso não for possível, o ideal é ficar atento aos focos de iluminação que vão dar mais luminosidade ao lugar. Isso dará a impressão de que o cômodo é maior, mais equilibrado e espaçoso.

Embutir e planejar

Uma boa saída para economizar espaço em ambientes muito pequenos é investir em móveis planejados. Os projetos vão adaptar toda a funcionalidade da sua cozinha ao espaço que você possui, dando mais liberdade para decorar com o seu estilo.

Maximize o espaço utilizando a parede para embutir prateleiras e eletrodomésticos

Maximize o espaço utilizando a parede para embutir prateleiras e eletrodomésticos

Para não desperdiçar espaço, outra dica válida é embutir seus eletrodomésticos e eletroportáteis. Trocar seu fogão convencional por um cooktop, investir em um forno de embutir e em nixos de parede para distribuir o microondas, a batedeira e o extrator de suco são boas ideias.

Mesa não. Bancada sim!

Se não é possível ter a sala de jantar fora do ambiente da cozinha, que tal se livrar da antiga mesa e investir em uma bela bancada? Ela é útil enquanto você está cozinhando e também é perfeita para servir um jantar. Aproveite e buse das estampas e das cores nas banquetas.

A bacada dá um ar mais moderno para a cozinha

A bacada dá um ar mais moderno para a cozinha

Já consegue visualizar toda a beleza da sua nova cozinha criativa? Então siga essas dicas e coloque a mão na massa. Compartilhe depois o resultado da sua reforma (ou redecoração) conosco. Comente!

Deixe seu comentário